Projeto proíbe venda de remédio anti-cio em Ribeirão Pires

In ABCD On
Vereadora Amanda Nabeshima/Arquivo

O Legislativo de Ribeirão Pires, aprovou em 1º de dezembro, projeto de lei de autoria da vereadora Amanda Nabeshima.

Ele proíbe a comercialização ou administração de medicamento inibidor do estro (anti-cio) em fêmeas das espécies caninas e felinas.

Segundo o projeto, o uso indiscriminado de medicamentos “anti-cio” tem sido uma prática cada vez mais recorrente em tutores de cães e gatos domésticos.

Seja com a finalidade de evitar gestações indesejadas ou para que não haja cio, causando exposição desses animais a elevadas doses de hormônios.

Consequentemente, a prática aumenta a chance de desenvolvimento de câncer e do nascimento de filhotes com sérias deformações.

A autora do projeto destaca estudos mostrando que o uso regular da “vacina anti-cio” leva a problemas como a Piometra, infecção do útero que pode levar à morte.

Além disso, existem diversos outros motivos para não usar tais injeções ou comprimidos.

Como, por exemplo, infecções e tumores de útero, diabetes (pois estes hormônios atuam diretamente no sistema endócrino), hiperadrenocorticismo e o mais comum, as neoplasias mamárias, os famosos tumores de mama.

Para a legisladora, a administração descontrolada destes medicamentos submete animais, portanto, a sofrimentos e configura atos de maus tratos.

O projeto, em conclusão, seguiu para sanção do Executivo Municipal.

You may also read!

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André funcionará, portanto, das 20h às 12h entre 15 e 24 de

Read More...

Morre o massagista Miguel de Oliveira, personagem marcante da história do futebol

O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos

Read More...

Assedec entrega kits de Natal a 400 crianças de Mauá

Com a presença do Papai Noel, crianças receberam, acima de tudo, brinquedos, roupas, calçados e chocotones O sábado (13.12) foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu