Equipe do projeto de combate à Sífilis Congênita acompanhou a doação de computador para a Secretaria de Saúde
Na manhã desta sexta-feira, dia 18, Ribeirão Pires recebeu a visita dos representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que fazem parte do projeto de “Fortalecimento da Reposta Municipal à Sífilis Congênita”.
A equipe acompanhou a doação de um computador para a Secretaria de Saúde da Estância. A visita aconteceu na sede do SAE (Serviço de Atenção Especializada).
A doação tem por objetivo contribuir com o apoio técnico e tecnológico para a redução da doença e também no processo de certificação do Município para a obtenção do “Selo de Boas Práticas” da redução da Sífilis Congênita.
A Estância foi selecionada para o projeto em abril para o projeto da UFRN, numa parceria entre a Coordenação Estadual ISTs/AIDS e o Ministério da Saúde, devido à qualificação do município nos trabalhos de combate à Sífilis.
A doença
A Sífilis é, acima de tudo, uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) curável.
Atinge, em suma, homens e mulheres, e é causada pela bactéria Treponema, transmissível também da mãe gestante para o feto (Sífilis Congênita).
Apresenta, da mesma forma, diferentes sintomas de acordo com o estágio em que se encontra (Sífilis Primária, Secundária e Terciária).
Os testes rápidos para diagnóstico da IST podem ser realizados tanto no SAE (Av. Francisco Monteiro, 205), quanto, em conclusão, nas Unidades Básicas de Saúde e da Família, de segunda à sexta, das 7h às 17h.