Equipes tiveram a oportunidade de demonstrar na prática, em primeiro lugar, como têm ofertado experiências educacionais para as crianças ao longo do ano
Formações são importantes momentos de aprendizado e reciclagem para os profissionais.
Quando falamos de professores, elas visam enriquecer as práticas pedagógicas e estimular o desenvolvimento de docentes e estudantes.
Mas, como as práticas pedagógicas têm acontecido no cotidiano nas escolas de educação infantil?
O encontro ‘Ciranda de Possibilidade: Trocando Saberes’, promovido pela Secretaria de Educação de Diadema, é o momento para que os profissionais que atuam nas creches e educação infantil parcial, demonstrem como as ideias têm sido colocadas em prática e possam discutir e dividir os sucessos e as dificuldades do processo.
Nesta primeira semana, estão participando dos encontros os mais de 500 professores, estagiários e coordenadores das creches conveniadas.
Em novembro, será a vez dos profissionais da rede direta.
“Esse é um momento de fechamento dos ciclos de formações que aconteceram durante todo o ano a fim de transformar as práticas pedagógicas”, explicou a coordenadora pedagógica das unidades conveniadas, Mayara Portela Suzarte.
“A gente sabe que para muitos professores o aprendizado é mais efetivo quando ele vê um colega executando a ação e nesse momento isso é possível”, completou.
Os professores da educação infantil parcial já passaram por esse movimento de trocas em setembro.
Diferentes escolas
Os encontros estão sendo realizados em diferentes escolas, com equipes de até cinco creches, em média.
“Em uma escola os docentes têm como visualizar os espaços, e pensar em como fazer adaptações, se necessário, nas suas próprias unidades”, afirmou a coordenadora das creches conveniadas na Secretaria de Educação, Patrícia Souto.
“É uma forma de entender sobre a realidade espacial das escolas, sempre tem algum trabalho exposto, diferente de quando ocorre em um auditório ou teatro, por exemplo”, completou.
Na tarde de segunda-feira (24), se reuniram as equipes das creches Stella Maris, na Vila Nogueira, Navegantes, no Eldorado, Santa Marta e Rubem Alves, no Casa Grande.
Esta última a unidade que recebeu os profissionais.
Para a diretora da creche Rubem Alves, Josileide Juraci Damascena, quando educadores e gestores podem se envolver e conhecer as experiências e dificuldades que todos enfrentam ocorre uma união de forças em prol do estudante.
“É uma jornada mais leve quando a gente pode trocar experiências”, definiu.
Muito positivo
Coordenadora pedagógica da creche Stella Maris, Ivanisa Maria Soares lembrou que essa interação mais intensa ocorria anteriormente nas outras gestões democráticas da cidade e retomar os encontros, com a atual visão de formação da Secretaria de Educação, é muito positivo.
“Estamos colocando em prática o que foi abordado em cada encontro de formação, trazendo para o nosso contexto e isso só aumenta a qualidade da educação que ofertamos”, afirmou.
Betania da Silva Santos, coordenadora pedagógica da creche Navegantes, destacou a importância da troca, da partilha e da divisão dos saberes que esses encontros proporcionam.
“O que eu transfiro para o outro pode impactar na intencionalidade da atividade executada, pode ajudar outro educador a promover o protagonismo das crianças no processo de aprendizagem”, afirmou.
“O olhar do outro melhora a minha prática”, concluiu, da mesma forma.
Coordenadora pedagógica da creche Santa Marta, Celia de Oliveira apontou, em conclusão, que as trocas têm impacto profissional e pessoal para os participantes.