Em outubro, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha de prevenção contra o câncer de mama.
O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, no Parque Novo Oratório, amplia a oferta de exames de mamografia, com a instalação de um novo mamógrafo.
“Mês importante para a saúde da mulher e para a prevenção do câncer de mama. Por isso, a utilização de um mamógrafo eficiente nos permite ampliar a oferta de exames e de procedimentos ginecológicos. Cuidado e proteção chegando às andreenses”, afirma, em resumo, o prefeito Paulo Serra.
Ampliação
Com a iniciativa, o adicional será, portanto, de 2 mil mamografias realizadas no hospital.
A ampliação se dará em outubro e novembro e o atendimento será direcionado a pacientes em fila de espera.
Elas foram encaminhadas por meio da Regulação Municipal, além de uma cota de vagas para livre demanda.
“Novo mamógrafo, equipe competente e nosso Hospital da Mulher apto para receber com carinho e zelo todas as nossas pacientes. Hoje a andreense pode se orgulhar do serviço de saúde integral à mulher oferecido pelo nosso prefeito Paulo Serra e nossa presidente do Núcleo de Inovação Social Ana Carolina”, destaca, da mesma forma, o secretário de Saúde, José Police Neto.
Ainda na programação do Outubro Rosa, haverá orientações de conscientização referentes à prevenção do câncer de mama e autoexame.
Será oferecido às pacientes avaliação das mamas e coleta de papanicolau, em todas as unidades da rede de atenção básica.
O Centro Hospitalar Municipal realizará orientações sobre autoexame e oferta de mamografias para funcionárias numa integração com o Hospital da Mulher, além de palestra sobre saúde da mulher em 19 de outubro (quarta-feira), Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama. Na mesma data, o Hospital da Mulher promoverá evento alusivo ao tema.
“Nossos hospitais, CHM e Hospital da Mulher, passam hoje por um grande processo de qualificação dentro do programa Qualisaúde e nosso objetivo é garantir à população um cuidado humanizado. O novo mamógrafo é um avanço para o Hospital da Mulher e não será apenas uma ação em outubro. Esse trabalho vai se estender, cada vez mais próximo das mulheres nos cuidados com a saúde”, explica o superintendente da Atenção Hospitalar, Victor Chiavegato.
Em outubro, o espelho d’água do Paço Municipal e o prédio do Executivo estarão, portanto, iluminados de rosa.
Sobre a doença
O câncer de mama é, por exemplo, o tipo de câncer que mais mata mulheres no País, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Em 2021, de janeiro a setembro, cerca de 141 mulheres foram encaminhadas, portanto, aos serviços de referência do Estado para tratamento.
Em 2022, no mesmo período, houve 79 encaminhamentos e outras quatro estão, além disso, aguardando agendamento para outubro e novembro.
Alguns fatores, como histórico familiar, mutações genéticas herdadas, sedentarismo e consumo excessivo de bebida alcoólica podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de mama.