Exposição fotográfica “Vidas Invisíveis?” mostra o rosto e dá vez e voz a moradores em situação de rua de Diadema

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Fotos: Adriana Horvath

Fotos de Adriana Horvath ficam até 10 de setembro na Fábrica de Cultura de Diadema

A exposição fotográfica “Vidas Invisíveis” nasceu do desejo de normalizar Pessoas em Situação de Rua como indivíduos que possuem sonhos, alegrias e vontades e que são também sujeitos de direitos, pois assim são vistos pelos funcionários do Centro POP, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Diadema.

Pelas lentes da fotógrafa Adriana Horvath foram registrados 16 matriculados do Centro POP e também os funcionários do local.

Segundo ela, foi, acima de tudo, uma experiência e tanto ouvir histórias, entender a dinâmica que fez de muitos deles pessoas errantes, sem destino certo, sem objetivos.

“Na pele deles senti o frio, senti o descaso e a revolta que pode ocupar espaço e tornar a reinserção à sociedade algo ainda mais distante”.

Segundo Adriana, em conversas com cada fotografado sobre a vida, a família e os vínculos, a timidez dava lugar a um certo brilho nos olhos.

“Senti também a esperança que os fazem acreditar que o dia de amanhã pode ser melhor. Que os fazem se apegar a coisas que nós também nos apegamos; um sobrinho que acabou de nascer e cujo nome o tio tatuou no braço; uma vitória no punho erguido que comemora o novo emprego e o amor e a satisfação no olhar negro que daqui a pouco pousará sobre uma lousa para o processo de alfabetização tardio aos quase 53 anos”, disse.

Com fotos pré-selecionadas no Festival Paraty Em Foco, a exposição “Vidas Invisíveis?” segue, em conclusão, na Fábrica de Cultura de Diadema, à Rua Gustavo Sonnewend Neto, 135 – Centro, de terça a sexta das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 17h.

You may also read!

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

R&K Diagnóstico Veterinário inaugura unidade em Santo André e reforça presença no ABCD

Com 18 anos de história e média de 3 mil exames por mês, o centro veterinário amplia, em primeiro

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu