Saiu nesta terça-feira (02/6) o resultado negativo do exame para detecção da Covid-19 no ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Santo André, Joaquim Henrique dos Santos, que morreu no domingo (31/5), de infarto fulminente.
Ao me enviar uma cópia do exame, o filho de Joaquim, Marcos Henrique dos Santos, escreveu: “Saiu o resultado e deu negativo, como a gente previa, graças a Deus”.
Depois, Marcos afirmou: “Ele faz muita falta, sabe? Mas creio que esteja em um lugar melhor que nós. Meu pai é meu ídolo”.
Joaquim dos Santos sempre foi um cidadão humilde, o único morador da Cidade São Jorge que chegou a tamanho destaque na política. Eleito três vezes seguidas para vereador, em 1988, 1992 e 1996, foi aclamado presidente da Câmara Municipal para o biênio 1995-1996, ou seja, ocupando o segundo posto na hierarquia público, como comandante do Poder Legislativo.
Filiado ao PTB, mesmo partido do prefeito, Dr. Newton Brandão (no mandato de 1993 a 1996), nem por isso deixava de criticar quando julgava necessário, e a mesma postura teve diante do prefeito Celso Daniel (PT), adversário político, nos mandatos de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000. Independente, sempre preocupado mais com a cidade, travou muitos embates e ficou conhecido por seus gestos largos e contundentes.
O filho Marcos tem toda razão para chamá-lo de ídolo.