Números expressivos foram apresentados em reunião do Conselho de Segurança Municipal na sede do COI
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André realizou no primeiro semestre deste ano, em primeiro lugar, 909 operações policiais.
O anúncio foi feito, acima de tudo, em reunião do Conselho Municipal de Segurança (Consem) nesta quinta-feira (21.07) na sede do Centro de Operações Integradas (COI) da Prefeitura.
Na reunião, o prefeito Paulo Serra destacou o comprometimento da integração entre as polícias e o plano de ação com as operações delegadas que possibilitou o aumento das ações de segurança.
“Em 2020 tivemos 401 operações policiais, no ano passado já saltamos para 985 e neste ano, apenas neste primeiro semestre, foram 909. A nossa projeção é de que este ano seja finalizado com 1,5 mil ações ostensivas, dobrando os números do ano anterior”, destacou, em resumo.
Ponto Seguro
Entre as operações realizadas nos seis primeiros meses de 2022 a Ponto Seguro foi a mais representativa.
Houve 702 inserções nos pontos de parada, atendendo uma das principais reclamações dos moradores sobre a segurança pública.
Depois, vieram a Bairro Seguro (66), Operação Saturação (21), Operações Preventivas (40) e operações conjuntas com as polícias Militar e Civil (36).
Tudo isso sem contar as demais ações ostensivas (44), envolvendo Operação Pancadão, Operação Delegada, Bloqueio e Visibilidade.
Investimento
Santo André anunciou neste ano, da mesma forma, um pacote de investimentos em segurança.
Isso, visando ao aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar em 30%, com investimento de R$ 5 milhões nas Operações Delegadas.
A cidade também investe, em conclusão, na instalação de novas câmeras de monitoramento para auxiliar no combate ao crime dos bairros, além da criação de um projeto de lei que oficializa o programa Vizinhança Solidária, incorporando ações da Prefeitura, e incluindo ainda a Associação de Amigos da Polícia Militar e os tutores do programa ao Conselho Municipal da Segurança.