Dados do Ministério da Economia apontam que cidade teve ampliação de 6.570 firmas no primeiro semestre de 2022
São Bernardo registra, em primeiro lugar, quase um terço do saldo de empresas criadas no ABCD neste primeiro semestre de 2022.
O desempenho do município, oficializado em levantamento do Ministério da Economia, representa índice de 31,24% do balanço regional entre janeiro e junho deste ano.
A relação identifica que, nestes primeiros seis meses, São Bernardo teve a expansão de 6.570 unidades, enquanto a região contabiliza saldo de 21.029 firmas no período.
O resultado de São Bernardo foi o melhor entre as sete cidades do ABCD.
Os dados formalizados na quarta-feira (13.07) pelo governo federal, no painel do Mapa de Empresas, apontam que o município computou cenário favorável de 10.990 empresas abertas e 4.420 fechadas do início de janeiro a fim de junho, mesmo diante da conjuntura da pandemia de Covid-19.
Neste intervalo, o recorte regional documentou a abertura de 34.990 companhias e o fechamento de 13.961 firmas em 2022.
“Esse balanço do primeiro semestre reforça que estamos no caminho certo, reiterando toda pujança econômica de São Bernardo, considerada em 2021 a melhor do País para se fazer negócio na área da indústria. Temos oferecido desde o começo da gestão incentivo fiscal, como o congelamento de tributos, e adotado medidas para desburocratização como forma para atrair investimentos e gerar oportunidades, emprego e renda. Prova disso é o Caged positivo em todas as vertentes”, sustentou, por exemplo, o prefeito Orlando Morando.
Os números se refletem diretamente na geração de empregos.
Com a atualização do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em maio, São Bernardo anota saldo de 13.327 novos postos de trabalho nos últimos 12 meses e 5.826 empregos com carteira assinada no acumulado do ano.
Somente em maio, levantamento mais recente, o saldo positivo ficou em 1.520 vagas formalmente criadas na cidade.
O município possui também a Sala do Empreendedor, no andar térreo do prédio do Executivo, como uma das unidades públicas responsáveis por esse fomento.
O mapa do Ministério da Economia observa ainda outro ponto atraente para novos empreendimentos na cidade: o tempo de abertura de empresa em São Bernardo é, atualmente, de dois dias e seis horas.
Aberturas
No contexto do panorama favorável de São Bernardo, a cidade catalogou nesta lista do semestre inaugural de 2022 a abertura desde MEIs (Microeemprendedor Individual) a grandes empresas.
A relação conta, por exemplo, com as inaugurações da primeira unidade da rede Oxxo, no Centro, filial do hortifruti Natural da Terra e a megaloja da Havan, na Vila Planalto.
Para o segundo semestre deste ano, já há previsão de lançamento de loja da rede Assaí, no espaço do antigo Extra Anchieta, e a nova unidade do Atacadão, da rede Carrefour, na Avenida Maria Servidei Demarchi.