Fila para laqueadura começa a diminuir em Diadema

In ABCD On
Foto: Igor Andrade/PMD

Inicialmente, o Hospital Municipal realiza duas cirurgias diárias

Em maio, a Prefeitura de Diadema retomou as cirurgias de laqueadura .

Realizou, entre os dias 23 e 27, portanto, 10 procedimentos no Hospital Municipal de Diadema (HMD).

As intervenções haviam sido suspensas entre 2020 e abril de 2022, devido à pandemia, e voltaram a ser realizadas, reduzindo a fila de espera.

Até o momento, 1.110 mulheres aguardam a cirurgia e, dessas, cerca de 1.000 são solicitações represadas de agosto de 2016 a 2020.

“Em pouco mais de um ano, conseguimos iniciar a reestruturação da rede municipal, com atendimento humanizado e mais equipes de saúde”, afirma a secretária de saúde, Dra Rejane Calixto.

Ela fala ainda: “Assim, foi possível planejar o retorno de algumas cirurgias, entre elas, a laqueadura”.

E completa: “Inicialmente, serão realizadas duas cirurgias diárias, mas a intenção é aumentar esse número de acordo com a ampliação das equipes profissionais”. 

 Como funciona

O procedimento, considerado um método irreversível, permite, em primeiro lugar, evitar uma gravidez não planejada e tem eficiência de 99,6%.

No procedimento, as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozóides se encontrem.

Para se candidatar, a mulher deve participar do grupo de Planejamento Familiar na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

A UBS realiza a análise do caso com as regras da lei para a realização do procedimento.

Além disso, produz a documentação para que a paciente seja incluída no Sistema de Regulação (SISREG) que irá direcionar onde será realizada a cirurgia.

Segundo a médica especializada em Saúde da Família e apoiadora da Atenção Básica, Margareth Tangerino, a paciente faz a cirurgia e permanece 24 horas no hospital.

“A retirada dos pontos e o acompanhamento pós operatório é feito pela equipe da UBS de referência da paciente”, explica, em resumo.

Métodos contraceptivos

As 20 Unidades Básicas oferecem grupos de planejamento familiar e métodos contraceptivos, como dispositivo intrauterino (DIU), preservativos masculino e feminino, contraceptivo injetável, pílula anticoncepcional e pílula do dia seguinte.

Assim, é possível a mulher tomar decisões de forma mais consciente sobre a vivência de sua sexualidade, de forma segura e responsável e com conhecimento sobre seu corpo.

Para retirar as camisinhas não é preciso, portanto, passar em acolhimento ou consulta, já que os itens ficam disponíveis em dispensers na recepção das Unidades.

Para os demais métodos, o atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, e a agenda dos grupos de planejamento familiar pode, em conclusão, variar de UBS para UBS.

You may also read!

SENNA MORTO: A manchete que eu jamais queria ter publicado

Joaquim Alessi Impossível esquecer cada mínimo detalhe daquele fatídico 1º de maio de 1994, mesmo decorridos 30 anos. Era, em primeiro

Read More...

Manutenção emergencial afeta abastecimento em São Bernardo, Diadema e parte de Santo André na noite desta terça (30.04)

Reparo em equipamento deve ser concluído na madrugada de quarta-feira (1º.05), com retomada gradativa da distribuição de água ao

Read More...

Paulinho aproveita rampa de skate e lança Gilvan

Joaquim Alessi Mais direto, impossível. Ao inaugurar o Parque Sérgio Cyrino da Silva, com sua monumental pista de Skate, o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu