Estabelecimento, que presta serviço não essencial, estava funcionando com aglomeração de pessoas e foi multado
A Prefeitura de Santo André interditou nesta quarta-feira (29) uma agência de modelos e eventos no Centro da cidade por desobediência às regras da quarentena. O estabelecimento estava funcionando normalmente, com a presença de dez funcionários e quatro mães com crianças, todos sem máscara. A empresa foi multada em R$ 2.478,36.
A interdição faz parte das operações de fiscalização que o município está realizando, tanto no período diurno, como noturno. As ações são feitas por meio de parceria entre o Departamento de Controle Urbano da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.
A Prefeitura já promoveu mais de 20 operações de fiscalização que abrangem todos os bairros e núcleos habitacionais da cidade. As medidas aplicadas para quem não cumpre as restrições previstas nos decretos municipal e estadual são orientações verbais, notificações por escrito, multas, interdições, cassação de alvará e condução ao Distrito Policial.
Desde o início da fiscalização, já foram emitidas mais de 400 notificações de caráter orientativo e punitivo. Do total de locais notificados, 13 foram interditados por serem reincidentes ou por estarem com aglomeração constatada em flagrante durante as operações. Até o momento, não houve registros de descumprimento de interdição.
As operações vão continuar durante todo o período que durar a quarentena em Santo André e são essenciais para a proteção dos munícipes. A população pode denunciar aglomerações em comércios e descumprimento das regras da quarentena pelo aplicativo Colab, pelo telefone 0800-0191944, pela Central de Atendimento do Semasa (telefone 115) ou ainda pelo Facebook do Semasa.
Texto: Guilherme Menezes