NIVEA, Fiat, Sabesp, Deep, Leo Burnett Tailor Made e Instituto Olga Kos
juntam esforços em uma iniciativa que vai levar sabonetes, álcool em gel e
cremes para as pessoas que moram em regiões de baixa renda e com alta
vulnerabilidade. 230 mil produtos de higiene pessoal serão doados a 60 mil
pessoas de 53 comunidades.
Neste momento de extrema necessidade pela
preservação da vida, no qual ter empatia e agir com responsabilidade têm
sido fundamentais, a sinergia entre marcas se torna ainda mais
significativa, porque possibilita ampliar o alcance e atuar com mais
agilidade nas áreas de baixa renda e alta vulnerabilidade. Com esse
propósito, em parceria inédita, Fiat, NIVEA, Sabesp, Deep, Instituto Olga
Kos e a agência de propaganda Leo Burnett Tailor Made uniram esforços em
uma ação co-branding que visa facilitar o acesso a itens de higiene
essenciais em meio à pandemia da COVID-19.
A ação visa entregar um total de 230 mil produtos de higiene pessoal a 53
instituições, envolvendo cerca de 60 mil pessoas beneficiadas. As doações
têm início agora em abril e serão realizadas até maio, com entregas feitas
em ciclos de 15 em 15 dias, para suprir o maior número possível de
beneficiários durante o período em que as autoridades de saúde consideram
o mais crítico da contaminação pela COVID-19.
Produtos disponibilizados pela NIVEA serão levados em carros da Fiat às
cincos principais regiões metropolitanas de São Paulo com maior
concentração de pessoas em situação de rua ou que moram em áreas de alta
vulnerabilidade social e ambiental (considerando-se o Índice Paulista de
Vulnerabilidade Social – IPVS).
A NIVEA, presente no lar de milhões de brasileiros, está produzindo álcool
em gel em sua fábrica em Itatiba, interior de São Paulo. O produto será
dividido em frascos, e cerca de 10 mil unidades serão distribuídas na
ação. E, com o objetivo de fornecer um kit de higiene e cuidado pessoal, a
NIVEA vai doar 200 mil sabonetes em barra, 10 mil sabonetes líquidos e 10
mil cremes em áreas de alta vulnerabilidade social, entre elas a região do
córrego Zavuvus, na zona sul da capital, onde a Sabesp está ampliando a
infraestrutura de coleta e o tratamento de esgoto por meio de obras que já
estão em execução dentro do programa “Novo Rio Pinheiros”, que visa
despoluir os córregos afluentes do rio. Essas áreas são regiões cujos
habitantes vivem com até meio salário-mínimo/pessoa por mês na família. A
Deep será o hub que vai organizar as doações, acionando as lideranças
comunitárias e organizando o fluxo de distribuição. O Instituto Olga Kos,
ONG que já atua desde 2007 em São Paulo, também está ajudando a fazer a
intermediação nas regiões de baixa renda e alta vulnerabilidade.
A Fiat entrará com sua frota para viabilizar o deslocamento e a entrega
nesses centros, percorrendo cerca de 30 mil quilômetros durante todo o
período da ação. A Leo Burnett, por sua vez, que tem a Fiat e a NIVEA como
seus clientes, está à frente da criação e do planejamento da iniciativa,
colocando todas as empresas juntas nessa parceria.
Sobre a NIVEA
A NIVEA, marca global especialista em cuidados com a pele e pertencente ao
grupo alemão Beiersdorf, com sede em Hamburgo, detém várias marcas: entre
elas, Eucerin, La Prairie e Labello. A marca começou sua história em 1911,
quando lançou no mercado a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais
tarde ficaria conhecida como o icônico “creme da latinha azul”. Presente
em cerca de 150 países, a marca tem uma trajetória no Brasil que remonta a
1914, quando ocorreu a primeira importação de produtos NIVEA. Porém, foi
em 1975 que a empresa se instalou efetivamente por aqui, com a abertura de
seu escritório em São Paulo. Em 2003, inaugurou sua fábrica no município
de Itatiba (São Paulo), decisão motivada pela expressiva expansão do
segmento de cosméticos. Tendo como propósito de marca o cuidado, a NIVEA
está se mobilizando globalmente, a exemplo das fábricas da Alemanha e da
Espanha, que já se comprometeram com a doação de cerca de 500 toneladas de
álcool em gel.
Sobre a Fiat
Criada em 1899 na Itália, a Fiat é uma marca global de automóveis e
comerciais leves. Está presente em toda a América Latina. No Brasil, sua
linha é composta de diversos modelos: Argo, Doblò, Fiorino, Grand Siena,
Mobi, Strada e Uno, fabricados na planta de Betim (Minas Gerais); Toro,
feito em Goiana (Pernambuco); Cronos, produzido em Córdoba, na Argentina;
e Ducato, importado do México. A Fiat faz parte do portfólio de marcas do
grupo global FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que desenvolve, projeta,
fabrica e comercializa automóveis, veículos comerciais leves, componentes
e sistemas de produção. Com presença comercial em mais de 135 países, o
grupo opera 102 fábricas e 46 centros de Pesquisa & Desenvolvimento no
mundo. As marcas automotivas da FCA incluem Abarth, Alfa Romeo, Chrysler,
Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Maserati e Ram. Para mais
informações, clique em www.fcagroup.com ou www.fcapress.com.br
Sobre a Sabesp
A Sabesp é a maior companhia de saneamento das Américas e a terceira maior
do mundo em receita bruta. Empresa de economia mista cujo acionista
majoritário é o Governo do Estado de São Paulo, atua na prestação direta
de serviços de saneamento básico e ambiental no Estado e no fornecimento
de água tratada e serviços de esgoto por atacado na Região Metropolitana
de São Paulo. A Sabesp é signatária do Pacto Global das Nações Unidas
desde 2007 e atua em sinergia com os Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável (ODS).
Sobre a Deep
Desenvolve projetos e análises associadas ao processo de comportamento de
áreas de baixa renda e alta vulnerabilidade socioambiental. Atua em 18
Estados do Brasil e na Argentina, nos setores de saúde, educação,
saneamento e energia elétrica. Mantém forte conexão e periódico mapeamento
de lideranças comunitárias e análise de estrutura de stakeholders nesses
territórios para transformar riscos em oportunidades, fazendo com que as
características locais deixem de ser fatores decisivos para a reprodução
da pobreza. Implanta estratégias e programas de educação ambiental,
geração de emprego/renda, comunicação e mobilização.
Sobre o Instituto Olga Kos
Fundado em 2007, em São Paulo-SP, o IOK atende cerca de 3 mil pessoas,
entre crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Por meio de
práticas esportivas, como karatê e taekwondo, e de oficinas de artes, o
instituto estimula o desenvolvimento motor, melhora a qualidade de vida e
amplia os canais de comunicação e expressão de pessoas com deficiência.
Parte das vagas dos projetos é destinada a pessoas sem deficiência que se
encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões
próximas aos 40 locais onde as oficinas são realizadas na capital
paulista. Dessa forma, possibilita maior interação entre pessoas com e sem
deficiência. (www.institutoolgakos.org.br) @institutoolgakos
Sobre a Leo Burnett
Somos uma agência que trabalha para um mundo de pessoas conectadas em rede
e que acredita na força que as boas ideias têm de abraçar grandes
propósitos por meio da criatividade. Estamos há 84 anos no mercado global,
44 no Brasil, e entre as três redes mais premiadas criativamente no mundo
(Gunn Report). Subsidiária integral do Publicis Groupe S.A., a rede Leo
Burnett possui 96 escritórios, em 85 países, com cerca de 10 mil
colaboradores. No Brasil, somos cerca de 400 profissionais em São Paulo,
onde estamos desenvolvendo uma cultura 100% híbrida digital.