Morando vistoria avanço de obra de infraestrutura viária que ligará o Silvina ao Areião

In ABCD On
- Updated
Motrando e Abukater em vistoria. Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Intervenção urbana prevê continuidade da Rua Padre Leo Comissari, com implantação de sistemas de drenagem, saneamento e parada para o transporte público

A construção de novo sistema viário e de instalação de infraestrutura urbana na continuidade da Rua Padre Leo Comissari, ligando o Jardim Silvina às áreas de reassentamento dos bairros Areião, Monte Sião, Vila Sabesp e Vila dos Estudantes, segue em ritmo acelerado.

Em vistoria realizada na manhã desta quinta-feira (03.03), em primeiro lugar para conferir o andamento dos trabalhos, ao lado do secretário de Habitação, João Abukater Neto, o prefeito Orlando Morando destacou que a expectativa é a de que esta primeira etapa de obras seja concluída até o fim do ano, beneficiando os aproximadamente 80 mil moradores do entorno.

“Essa é uma primeira fase de conjunto de melhorias que estamos realizando aqui nessa região. Nosso projeto é dar andamento às demais etapas de obras ainda neste ano, com a contratação de novas unidades habitacionais, escola pública, centro comercial e um centro comunitário, com infraestrutura para eventos, esportes e lazer. Uma intervenção completa nessa área, proporcionando melhores condições de vida para essa comunidade”, observa, em resumo, o chefe do Executivo.

Abukater destaca que as intervenções integram, portanto, a primeira etapa do Programa Mananciais e demandam investimento de R$ 22 milhões, sendo R$ 12,9 milhões oriundos de repasse do Governo Federal e R$ 9,3 milhões de contrapartida da Prefeitura.

“Estamos construindo um sistema viário que será rota alternativa à Rodovia Anchieta, melhorando o acesso dos moradores da região do Areião, Monte Sião, Vila Sabesp e Vila dos Estudantes ao Jardim Silvina”, diz, da mesma forma.

Melhorias

A primeira etapa de obras do Programa Mananciais prevê o prolongamento da Rua Padre Leo Comissari, com construção de avenida com pista dupla, totalizando mais de um quilômetro de via.

Além disso, novas paradas de ônibus, obras de drenagem pluvial, preservando o curso dos córregos e evitando enchentes, rede de esgoto e novas adutoras para abastecimento de água potável.

Também contempla infraestrutura para iluminação pública e fornecimento de energia com rede subterrânea (sem cabos de energia expostos entre os postes), até plantio de mais de 1.000 mudas de árvores.

Novas moradias

Em 24 de fevereiro, o prefeito Orlando Morando e o governador João Doria assinaram convênio que autoriza a construção de conjunto com 236 unidades habitacionais.

Será em área doada pelo município no Monte Sião, dentro do Projeto Mananciais.

As obras serão executadas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), com investimento de R$ 42,4 milhões.

Desses, R$ 35 milhões serão aportados pela empresa estadual e R$ 7,4 milhões pelo município.

O empreendimento terá, portanto, duas torres residenciais de 15 pavimentos, com 118 unidades cada.

Avanço

Desde 2017 o Jardim Silvina recebe melhorias diversas, entre elas nova malha viária, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical em ruas e avenidas por meio do Programa Asfalto Novo.

Além disso, ganhou uma Arena Parque de Esportes, com infraestrutura de lazer com campo de futebol com gramado sintético, quadra de basquete e pista de skate.

Também foi contemplado, em conclusão, com novas luminárias com tecnologia LED nas principais vias por meio do Programa Mais Luz.

You may also read!

No Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, BRK destaca a importância da diversidade para o avanço do saneamento

Data, celebrada em 23 de junho, reforça a relevância da participação feminina em uma profissão ainda majoritariamente ocupada por

Read More...

Santo André fortalece resiliência com novo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Estrutura reúne monitoramento em tempo real, diversas tecnologias e inteligência artificial para ampliar prevenção e resposta a eventos extremos A

Read More...

Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

Grupo acompanhará, em primeiro lugar, implementação, além de monitorar o cumprimento das metas e estratégias e avaliar resultados do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu