Prefeito Orlando Morando acompanhou atendimentos do Programa Viva Leite, realizado em parceria com o Governo do Estado, junto às famílias vulneráveis
A Prefeitura de São Bernardo segue referência, em primeiro lugar, no atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
Um dos serviços de destaque é a distribuição de leite fortificado às crianças e idosos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs).
O trabalho faz parte do Programa Viva Leite, em parceria com o Estado.
A ação é, acima de tudo, pioneira no ABCD, e já beneficia 250 famílias da cidade.
Em visita ao CRAS Alvarenga na manhã desta sexta-feira (25.02), o prefeito Orlando Morando observou que o bom relacionamento com o Estado permitiu essa inovação.
“Até então, as famílias vinham sendo atendidas somente pelas entidades filantrópicas, um trabalho importante. Agora, a Prefeitura incorporou esse serviço, repassando às famílias cadastradas o leite fornecido pelo Estado. Agradeço a secretária de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes, por mais essa parceria em prol daqueles que mais precisam”, disse, por exemplo.
Combate à fome
Conforme explica o secretário de Assistência Social de São Bernardo, André Sicco, trata-se de mais uma ação importante e fundamental que prioriza o combate à fome.
“Esse é mais um incremento na Política de Segurança Alimentar de São Bernardo, beneficiando idosos e crianças em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar da nossa cidade”, diz, da mesma forma.
Moradora do bairro Alvarenga há cerca de 10 anos, a dona de casa Elza Batista Pereira ressalta a importância do leite recebido para a família.
“Ainda não sou aposentada, apesar de estar com 65 anos, então meu marido e eu precisamos dessa ajuda no dia a dia. É muito bom”, comenta, em suma
A moradora Ana Paula Tobias de Lima também celebra, além disso, o benefício. “Estou desempregada e tenho três filhos para criar. É uma ajuda e tanto”, complementa.
Sobre o Viva Leite
Presente em todo o Estado de São Paulo, o Programa Viva Leite é responsável pela distribuição de mais de 70 milhões de litros de leite enriquecidos com ferro e vitaminas A e D.
O projeto é destinado a famílias com renda mensal de até um quarto do salário mínimo, tendo como público-alvo crianças com idade de 6 meses a 5 anos e idosos.
Rede Assistencial
São Bernardo conta, atualmente, com cinco Centros de Referência da Assistência Social (CRASs): Ferrazópolis/Montanhão (Rua Tiradentes, 1.555), Alves Dias (Rua João Batista Capitânio, 160), Alvarenga/Batistini (Rua Ministro Nelson Hungria, 134), Riacho Grande (Avenida Amazonas, 460) e Centro (Rua Antônia Benedita do Nascimento, 2), além do Polo Avançado da Secretaria de Assistência Social – Núcleo Santa Cruz e Povos Indígenas (Rua Hugo Vieira Pinto, 380).
Os CRASs são a porta de entrada das famílias em situação de vulnerabilidade aos serviços assistenciais ofertados pela Prefeitura.
Oferecem, em conclusão. desde orientações até atendimentos para garantir o acesso da população aos benefícios.