Educação de SP realiza encontro para traçar plano de ação sobre a temática LGBTQIAP+

In Canto do Joca On
- Updated

Reunião aconteceu em Mogi das Cruzes e contou com a presença de psicólogos, diretores, dirigente de ensino, membros do Fórum LGBT e do Sindicato dos Professores de Mogi, além de deputada Erica Malunguinho

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) promoveu um encontro, na tarde desta segunda-feira (14), na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, em Mogi das Cruzes, com o objetivo de traçar um plano de ação sobre a temática LGBTQIAP+.

A reunião contou com a participação da primeira diretora transexual da rede estadual, Paula Beatriz, a primeira deputada transexual de São Paulo, Erica Malunguinho, representantes da APEOESP e do Fórum LGBT de Mogi das Cruzes, psicólogos, diretores, dirigente de ensino e representantes do Conviva, programa da Seduc-SP que visa identificar vulnerabilidades em cada unidade escolar para a implementação do Método de Melhoria de Convivência (MMC), além de atrelar ações proativas de segurança.

Na atividade, foram debatidas e pré-definidas algumas ações pautadas nas causas LGBTQIP+, de forma pontual na escola e também de maneira macro, envolvendo a unidade escolar e a comunidade, de forma centralizada e voltada para toda a rede estadual de educação de SP.

Entre as ações, vale destacar a criação de um projeto voltado para a formação continuada dos profissionais de educação referente às questões de sexualidade e identidade de gênero, entre outros pilares que envolvem a desconstrução da transfobia, homofobia, além das demais formas de preconceito e discriminação social.

“Uma das nossas ideias é criar uma formação continuada para os profissionais da educação de SP que seja voltada exclusivamente para as questões que envolvem as pautas LGBTQIPA+, a exemplo da Trilha Antirracista desenvolvida pela Pasta e que traz à tona temas atuais para combater toda e qualquer forma de discriminação racial”, explica Henrique Pimentel, Chefe de Gabinete da Seduc-SP.

Paralelo a isto, será realizado, dentro da próxima semana, um mapeamento dos estudantes que usam nome social em todo Estado para que seja realizada uma escuta ativa das demandas  e uma avaliação a respeito de como a rede estadual está acolhendo este público, assim como o que a Pasta pode fazer para ajudar com melhoria da qualidade de vida de estudantes dentro das escolas.

Dentro da escola

Também ficou definido o uso dos Clubes Juvenis da escola para apoiar a abordagem do tema com os estudantes e também a conscientização junto aos professores.

Quanto à ocorrência da última semana, a Pasta esclarece que a aluna agredida está em casa, por decisão dos pais e responsáveis, e não terá prejuízo em sua aprendizagem, tampouco ficará sem a garantia do direito à educação. A ela e aos seus familiares foi dada a opção de escolha entre continuar na EE Galdino Pinheiro Franco ou a transferência para outra unidade estadual.

Enquanto a família avalia a melhor alternativa, a estudante seguirá acompanhando as aulas via Centro de Mídias SP, acessível pela TV, celular ou computador. Já está disponível para a aluna, assim como para os outros estudantes envolvidos na ocorrência, o serviço dos Psicólogos da Educação, do Programa Conviva.

A escola, alinhada com a Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes e a Secretaria da Educação de SP seguem à disposição e empenhadas na conclusão do caso e pelo combate a qualquer tipo de violência e preconceito, dentro ou fora das unidades de ensino.

You may also read!

Governo do DF pretende replicar modelo de sucesso do CGE de São Caetano

Comitiva do Governo do Distrito Federal visitou as instalações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Caetano

Read More...

Evento do LIDE Grande ABC com Temer reforça a importância da relação entre poderes para o desenvolvimento do Brasil

Ex-presidente destacou a relevância do diálogo institucional para garantir estabilidade e crescimento econômico O LIDE Grande ABC realizou, na última

Read More...

Artista de Ribeirão Pires lança neste sábado (29) livro sobre experiência com o sobrenatural

Em ‘Medo do Escuro’, Alexandre Moura conta trajetória de vivências com a espiritualidade, em uma jornada de autoconhecimento e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu