Auricchio entrega a Unidade Móvel de Tomografia, exclusiva para pacientes com suspeitas de covid-19

In Saúde On
- Updated
Entrega da Unidade Móvel de Tomografia. Foto de Eric Romero / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul dá mais um importante passo na luta contra o coronavírus. Nesta quinta-feira (16/4), o prefeito José Auricchio Júnior entregou a Unidade Móvel de Tomografia, para atender, exclusivamente, pacientes com suspeitas de covid-19. O exame é essencial para o diagnóstico da doença, possibilitando tratamento mais rápido e adequado.

Equipe de oito técnicos de tomografia foi destacada para o equipamento, que funcionará 24 horas por dia, no estacionamento do Hospital Maria Braido (Avenida Vital Brasil Filho, 55, Bairro Olímpico). A capacidade é de 40 exames diários, considerando que após o atendimento de cada paciente será realizada limpeza terminal para desinfecção do veículo, evitando os riscos de contaminação.

“Trabalhamos para amparar os pacientes, estruturando os serviços com qualidade. A tomografia é fundamental para assegurarmos o tratamento mais adequado, e esta unidade nos traz um ganho excepcional nos diagnósticos”, frisou Auricchio, em live nas redes sociais. O Chefe do Executivo lembrou que a melhor forma de combater a covid-19 é o isolamento social. “Por isso faço um apelo: fiquem em casa.”

Com a Unidade Móvel, a rede municipal de Saúde passa a contar com três tomógrafos – os outros dois estão no Hospital Maria Braido e no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin. “Assim, ganham os pacientes com suspeita de covid-19, com um tomógrafo exclusivo, e também os pacientes de outros casos, que farão os exames com mais celeridade”, explicou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

O novo tomógrafo foi adquirido pela FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) e disponibilizado à Prefeitura em contrato emergencial que prevê, ainda, a atuação de profissionais de radiologia e de limpeza, além da emissão dos laudos, feita por central a distância, entre outros itens. O Investimento é de R$ 365 mil por mês.

O diretor técnico do Complexo Hospitalar Municipal, Ricardo Carajeleascow, ressaltou a importância do investimento. “Temos tratado muitos pacientes a partir da tomografia. É um exame que demonstra com clareza a gravidade com a qual o paciente está sendo acometido, e que permite a identificação de sinais indicadores de covid-19, como a imagem típica em vidro fosco”, afirma. “Quando essa imagem está presente em mais de 50% dos pulmões, internamos o paciente imediatamente, independentemente de seu estado clínico no momento, para assegurarmos o melhor tratamento.”

Texto: Mark Ribeiro 

You may also read!

Dia Mundial da Reciclagem registra avanço na proteção ambiental e geração de renda em Mauá

Valores demonstram, em primeiro lugar, que população aderiu ao programa Recicla Mauá Nesta sexta-feira (17.05) é comemorado o Dia Mundial

Read More...

Ramalhão pronto para o Clássico do ABCD contra o Água Santa

Tudo pronto, em primeiro lugar, para o Clássico do ABCD! O Santo André finalizou na manhã desta sexta-feira (17.05), no

Read More...

Campanha chega à marca de 245 toneladas em doações de São Bernardo ao Rio Grande do Sul

Ajuda humanitária às vítimas da tragédia causada pelas chuvas é, em primeiro lugar, fruto da atuação conjunta envolvendo Prefeitura,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu