A Prefeitura de São Bernardo iniciará, nesta terça (14/04), a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O público-alvo desta etapa são as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, além dos idosos e profissionais da Saúde e da Segurança. A imunização continua a ser realizada em 33 EMEBs, das 8h às 17h.
Programada pelo Ministério da Saúde para ter início no dia 16/04, a nova etapa de imunização foi antecipada após a cidade atingir 100% da meta de proteção de idosos. Levantamento da Secretaria da Saúde municipal mostra que, no período entre 23/03 e 08/04, foram imunizadas 82,6 mil idosos na cidade. Em relação aos profissionais da Saúde, foram vacinados o correspondente a 78% da meta. Outros 1.420 colaboradores da área da Segurança também foram protegidos. No total, a Administração de São Bernardo já imunizou 108 mil pessoas em menos de três semanas de campanha.
Como estratégia de enfrentamento ao Coronavírus, São Bernardo optou por realizar a campanha de vacinação contra a gripe em 33 EMEBs, tendo em vista que as aulas estão suspensas desde o último dia 20/03 por conta da pandemia. A estratégia tem por objetivo evitar a aglomeração de pessoas nas Unidades de Saúde (UBSs), principalmente de idosos, que se enquadram no grupo de risco para a doença. Nas escolas, a imunização é feita nas quadras, ao ar livre, e os moradores são organizados em filas, com distância mínima de dois metros entre eles, para evitar qualquer contágio.
A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
Para receber a proteção, os munícipes devem se dirigir às 33 escolas participantes da campanha, entre 8h e 17h, munidos de documento de identificação e carteira de vacinação. Vale lembrar que trabalhadores da Saúde e Segurança da rede privada também são contemplados, mediante apresentação de documento comprovatório de atuação. No caso dos doentes crônicos, basta apresentar relatório ou receita médica.
‘DIA D’ – Está previsto para sábado (09/05) ‘Dia D de Mobilização Nacional’, data em que terá início a terceira fase de vacinação, destinada a professores, adultos de 55 a 59 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas. A campanha se estenderá até 22 de maio.
SERVIÇO – Confira as EMEBs onde serão aplicadas vacinas contra a Influenza:
– EMEB Professor Ramiro Gonçalves Fernandes (Taboão);
– EMEB Escritor Júlio Atlas (Pauliceia);
– EMEB Padre Manoel da Nóbrega (Jordanópolis);
– EMEB Lourenço Filho (Planalto);
– EMEB Professor Otílio De Oliveira (Rudge Ramos);
– EMEB Professora Neusa Bassetto (Rudge Ramos);
– EMEB Geraldo Hipólito (Vila Dayse);
– EMEB Professora Janete Mally Betti Simões (Parque São Bernardo);
– EMEB Ariano Suassuna (Baeta Neves);
– EMEB Irmã Odete Maria Ramos Pinto (Vila São Pedro);
– EMEB Prefeito Aldino Pinotti (Santa Terezinha);
– EMEB Gofredo Teixeira da Silva (Baeta Neves);
– EMEB Maria Adelaide (Vila Euclides);
– EMEB Di Cavalcanti (Ferrazópolis);
– EMEB Hygino Baptista De Lima (Ferrazópolis);
– EMEB Edson Danilo Dotto (Jardim Selecta);
– EMEB Benedito José de Moraes (Silvina e Montanhão);
– EMEB Maurício Caetano de Castro II (Alves Dias);
– EMEB Flamínio de Castro Rangel (Vila Marchi);
– EMEB Jardim Nazareth (Jardim Nazareth);
– EMEB Dr. José Ferraz (Vila Rosa);
– EMEB Maria Rosa Barbosa (Alvarenga);
– EMEB Fernando Pessoa (Jardim das Orquídeas);
– EMEB Karolina Zofia (Jardim das Oliveiras);
– EMEB Marcos Rogério da Rosa (Bairro dos Casa);
– EMEB Arlindo Miguel (Alvarenga);
– EMEB José Cataldi (Demarchi);
– EMEB Isidoro Batistin (Batistini);
– EMEB Antônio dos Santos Faria (Jardim Represa);
– EMEB Professora Suzete Aparecida de Campos (Riacho Grande);
– EMEB Helena Zanfelici da Silva (Bairro dos Finco);
– EMEB José Ibiapino Franklin (Santa Cruz)
– EMEB Professor Claudemir Gomes (Montanhão).