Evento contou, em primeiro lugar, com a participação da comunidade médica e premiação para os melhores trabalhos
O Hospital IPO, referência em otorrinolaringologia, realizou a cerimônia de graduação do Programa de Fellowship de 2021.
O curso é uma complementação especializada para médicos otorrinolaringologistas, em formato de pós-residência.
O objetivo do programa é o aperfeiçoamento teórico-prático das técnicas de cirurgias otorrinolaringológicas e da face, sejam plásticas ou reparadoras, como: rinoplastia, blefaroplastia, otoplastia, frontoplastia, entre outras. Para os médicos que participaram do fellowship, houve uma premiação para os três melhores trabalhos.
No hospital, esse modelo de formação existe, acima de tudo, desde 1993.
Vencedor
O fellow Thiago Sasso Carmona de Souza recebeu o primeiro lugar do Prêmio de Incentivo à Pesquisa Médico-Científica, Prof. Johann Gustavo Guillermo Melcherts Hurtado, nome em homenagem ao falecido coordenador de Pesquisa Médica do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Hospital IPO.
O trabalho intitulado “Enxerto de cartilagem morselizada: uma análise das medidas da área e perímetro desta versátil opção da rinoplastia moderna” teve como proposta investigar de maneira mais profunda uma das técnicas usadas na rinoplastia, uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo.
O médico explica que a equipe sempre teve em mente conciliar o assistencialismo, o atendimento, o aprendizado e a produção de trabalhos científicos.
“O IPO é uma referência. Sempre me consultava no hospital quando era criança e estava com alguma infecção, mas foi só durante o programa que entendi que o hospital é imenso”, conta. “Aqui, tivemos a oportunidade de potencializar nossas habilidades, porque a instituição tem estrutura e equipe para isso. O aprendizado foi muito grande, tanto na questão cirúrgica, na qual pude ter contato com profissionais muito competentes, quanto na parte clínica, com médicos que trabalham com a parte nasal funcional”.
O segundo lugar foi destinado à médica Marcelly Botelho Soares.
Em terceiro, os médicos Bruna Carla Rodrigues Andrade de Lara e Antonio Antenor Rodrigues Lopes Neto ficaram empatados.
Residência médica
Além do programa de fellowship, o Hospital IPO possui convênio com o Hospital Universitário Cajuru, que oferece a residência médica.
Nessa união, o primeiro destina profissionais para serem prospectores, ou seja, professores durante a formação dos estudantes que estão passando pela residência.
Essa parceria público-privada, sem fins lucrativos, existe desde abril de 2020 e o responsável pelos estudantes é o médico Marco Cesar Santos.
“A otorrinolaringologia tem diversas áreas e subáreas. Por isso, é preciso uma parceria com uma entidade onde haja preceptores que podem fazer parte dessa equipe de formação. Nós temos 32 profissionais à disposição dos residentes enquanto eles permanecem sob nossa supervisão. Temos também um apoio extremamente importante do Hospital Cajuru, que faz com que seja viável o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes”, diz, em conclusão, Santos.