Dr. Igor Leitão Marques*
É uma técnica cirúrgica utilizada para corrigir alterações de crescimento dos maxilares, conhecidas como anomalias dento faciais, as quais podem originar distúrbios da mordida, articulações e respiração, etambémrepercutir na estética facial. Trata-se, portanto, de um procedimento estético-funcional capaz de restaurar a harmonia facial e a função mastigatória.
Preparo ortodôntico para cirurgia ortognática
Preparo ortodôntico é a primeira etapa do tratamento de uma deformidade dento facial, há um período inicial de tratamento com aparelhos fixos. O objetivo dessa primeira etapa é alinhar e nivelar corretamente os dentes para que as arcadas dentárias estejam prontas para a correção no momento da cirurgia. Somente após essa fase, o paciente será submetido à cirurgia. Depois, retornará ao ortodontista para a finalização do tratamento.
Cada tipo de correção maxilar exigirá um preparo ortodôntico específico. Esse preparo será cuidadosamente estudado e discutido em conjunto por uma equipe experiente e interdisciplinar de forma que sejam otimizados: o tempo de tratamento e as possibilidades corretivas. Geralmente esse preparo leva em torno de 6 meses a 1 ano, dependendo de cada caso.
Pós preparo orto-cirurgico
Ai sim o paciente está pronto para o procedimento cirúrgico. O cirurgião bucomaxilofacial irá solicitar a liberação para o plano de saúde, irá solicitar os exames pré operatórios e fará o planejamento cirúrgico (analise facial e cirurgia de modelo).
Dia da cirurgia ortognática
No dia da cirurgia o paciente geralmente chega ao hospital para ser internado aproximadamente três horas antes da cirurgia, onde o paciente precisa estar sob jejum de no mínimo oito horas. Pois, a cirurgia ortognática é realizada sob anestesia geral, o tempo da cirurgia é em torno três horas e meia/quatro horas.
Cuidados pós operatório
A alimentação, remédios e higienização são extremamente importantes durante o pós operatório, a higiene é fundamental para diminuir a chance de infecções, utilizando enxaguante bucal, escova de dente super macia. Além disso, o paciente não deve comer nada sólido para que não haja nenhuma complicação.
Finalização Ortodôntica
Após 3 meses do procedimento cirúrgico e em acompanhamento com o cirurgião bucomaxilofacial o paciente é liberado para o ortodontista para que o mesmo faça a finalização ortodôntica e o acabamento final do sorriso do paciente.
* Dr. Igor Leitão Marques
-Cirurgião bucomaxilofacial
-Especialista em Dtm e DOF
-Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial