Uso do gás para congelamento é alternativa econômica, ecológica e com melhor resultado em relação aos métodos convencionais para as festas de fim de ano, especialmente, num país de clima quente como o Brasil
Com a chegada do Natal e do Ano Novo, a indústria de alimentos aumenta sua produção de maneira considerável para suprir as demandas. E para resfriar os itens das ceias de Natal e Ano Novo com rapidez e qualidade e manter seu prazo de validade por mais tempo, empresas do setor têm cada vez mais recorrido a um aliado: o nitrogênio.
A técnica que congela os produtos usando o nitrogênio em forma líquida numa temperatura extremamente baixa trata-se do congelamento criogênico, procedimento que mantém a textura e a integridade das células do alimento.
“Em razão da temperatura extremamente baixa, geralmente por volta de -196º, o nitrogênio líquido forma pequenos cristais de gelo, que asseguram a umidade e a qualidade do produto por mais tempo”, afirma Edson Basilio, Gerente de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products, uma das maiores empresas no setor de fabricação e distribuição de gases do mundo.
A solução desenvolvida pela Air Products proporciona não somente facilidade e agilidade para indústria alimentícia, mas também para o consumidor final.
“Por conta dessa capacidade de refrigeração do nitrogênio é possível preservar sabor, cheiro e aparência, mesmo após o descongelamento, o que torna uma experiência agradável de alimento fresco para o consumidor”, diz Basilio.
O método atende tanto grandes processadoras de alimentos, com necessidades de congelamento e resfriamento em lotes quanto empresas que produzem em menor escala, sempre de maneira econômica.
O baixo custo de investimento inicial torna a alternativa muito atraente para as empresas que estão desenvolvendo novos produtos. Outra vantagem é a economia de espaço, uma vez que o equipamento é muito menor – um equipamento para congelamento mecânico chega a ocupar 103 metros, enquanto na solução Freshline® 13 metros de extensão.
“Além disso, o resfriamento criogênico é o mais eficiente. Por exemplo, um processo que demoraria 31 minutos no congelamento mecânico dura aproximadamente 6 minutos na solução Freshline® da Air Products. É também a solução mais ecologicamente correta da atualidade por sua alta capacidade em reduzir a perda por desidratação e aumentar a sobrevida do produto na prateleira”, finaliza Basilio.