São Caetano dobra número de leitos de UTI para atender pacientes com coronavírus

In Saúde On
- Updated
Fotos: Eric Romero / PMSCS

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, anunciaram segunda-feira (23/3) a ampliação de 40 para 80 o número de leitos de UTI, preparando a cidade para atender pacientes com coronavírus. A Prefeitura vem adotando medidas diárias de enfrentamento à pandemia desde fevereiro. “Temos suprimentos e número de leitos suficientes para atender o pico, que pode acontecer nas próximas semanas”, destacou o prefeito.

No complexo hospitalar, onde o prefeito fez uma vistoria, uma ala já está pronta com dez leitos de UTI suplementar e dez de baixa complexidade que aguardam chegada de respiradores para se transformarem em UTI. O espaço terá uma equipe médica e de enfermagem exclusivas para atendimento destes pacientes. Além disso, um dos elevadores já está isolado e sendo utilizado só para atender este setor.

“Além da UTI teremos leitos para baixa complexidade, para retaguarda de pacientes que precisarão de internação”, destacou Regina Maura. O diretor técnico do Complexo Hospitalar, Ricardo Carajeleascow, também participou do anúncio.

Hospital de campanha – A cidade também terá um Hospital de Campanha, uma unidade que funcionará temporariamente para cuidar das vítimas do coronavírus, instalada no Hospital São Caetano. “Estamos fazendo vistorias e revisões de todo espaço para que até a próxima semana ele esteja em operação”, afirmou a secretária.

“Não estamos medindo esforços financeiros para fazer e equipar mais leitos de UTI e atender a demanda que está por vir”, completou Auricchio.

A cidade conta ainda com quatro hospitais da rede privada que, juntos, somam mais 250 leitos de UTI, incluindo os criados especialmente para o enfrentamento ao coronavírus. Desta forma São Caetano contará com 330 leitos de UTI entre as redes pública e privada, mais do que o triplo recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Texto: Gisele Lopes

You may also read!

São Bernardo regressa de forma oficial ao Consórcio Intermunicpial do ABCD

Assembleia de prefeitos ratificou, portanto, reingresso do município ao quadro da entidade regional O Consórcio Intermunicipal Grande ABC teve na

Read More...

Cadastro para o Passe Escolar de Mauá começa em 20 de janeiro

Para agilizar os atendimentos, entre 20 de janeiro e 31 de março. Quem já utiliza o benefício, deverá fazer

Read More...

Braskem reforça, acima de tudo, impacto social e ambiental do Projeto Ser+ em 2024

Programa promove, em primeiro lugar, inclusão social e desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores de cooperativas de reciclagem de São Paulo Idealizado

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu