Prefeitura de São Bernardo realiza operação de limpeza do Piscinão do Paço

In ABCD On
- Updated
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Preparação para o período das fortes chuvas de verão visa retirada de 3.000 metros cúbicos de sedimentos e assoreamento do reservatório

A Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta semana o trabalho de limpeza e manutenção do Piscinão do Paço. A previsão é a de que nos próximos dois meses pelo menos 3.000 metros cúbicos de sedimentos como areia, lixo e capinados sejam retirados do reservatório. A projeção foi dada pelo prefeito Orlando Morando, na companhia do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, durante vistoria realizada no piscinão.

Considerado o maior projeto de drenagem urbana do País, o Piscinão do Paço é atualmente um dos principais instrumentos de prevenção e combate às enchentes de São Bernardo, com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água. Para chegar ao piscinão, a água captada durantes dias de chuva é conduzida por um túnel de 950 metros de extensão, 6 metros de diâmetro e 18 metros de profundidade, saindo da Alameda Glória até o Paço Municipal.

Ao todo, serão investidos R$ 303 mil no trabalho de limpeza e manutenção do Piscinão do Paço. O objetivo é que os serviços preparem o reservatório para o período das fortes chuvas de verão, cuja maior incidência historicamente ocorre a partir de dezembro.

“A manutenção do piscinão tem que ocorrer regularmente de forma preventiva. E é justamente isso que estamos fazendo aqui. Nossas equipes farão, nas próximas semanas, a remoção de todo sedimento presente no reservatório, assim como a manutenção das bombas, para que, até outubro e novembro, o piscinão esteja 100% preparado para os temporais de verão”, destacou Morando.

TRABALHO PREVENTIVO – Em São Bernardo, a Secretaria de Serviços Urbanos é responsável pela limpeza urbana, manutenção e desassoreamento das sete estações elevatórias da cidade, entre outras atribuições. Essas equipes promovem regularmente a retirada de detritos das margens e da extensão das estações elevatórias e cortam o mato que cresce nas beiras, para que não haja interrupções no fluxo da água da chuva e seja evitada a proliferação de doenças.

A microdrenagem manual e mecanizada tem o objetivo ainda de desobstruir galerias, ramais, poços de visita e bocas de lobo para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem da cidade. Os serviços promovidos nestes equipamentos têm reduzido significativamente os impactos das fortes chuvas, permitindo assim o controle e a prevenção de inundações em todo o território do município.

O sistema de combate às enchentes de responsabilidade da Prefeitura de São Bernardo é composto por sete elevatórias: Vila Vivaldi, Vila Helena, Rio Claro, Nelson Patrizzi, Jacquey, Nacional/Ipiranga e o Piscinão do Paço.

You may also read!

Gincana de Voluntariado Braskem mobiliza mais de 1.500 pessoas e beneficia 22 instituições em cinco Estados

Iniciativa promove, acima de tudo, melhorias estruturais, doações e capacitações em comunidades próximas às operações da companhia Mais de 1.500

Read More...

Uva ‘Manzoni’ será cultivada no Centro de Enologia da Etec Benedito Storani, em Jundiaí

Em ação conjunta com instituto enológico de Conegliano, casta italiana utilizada na produção de vinhos frizantes chegará, portanto, em

Read More...

Casa da Palavra recebe lançamento do livro ‘A Barca do Sol – Memória de um certo Verão’

Evento terá, além disso, participação do coral Vozes da Cidade; obra de Yuri Behr apresenta biografia e histórias da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu