Mais de 700 agentes policiais participaram da ação; até as 19h, foram presos 10 indivíduos, sendo três procurados da Justiça
Forças policiais de São Bernardo deflagraram nesta terça-feira (27.07) mais uma operação integrada, com foco no combate à criminalidade.
A ação, acompanhada pelo prefeito Orlando Morando e demais autoridades, teve a participação de 700 agentes das polícias Militar, Civil e GCM.
Juntos, eles atuaram por toda a cidade para combater ações criminosas, intensificando, acima de tudo, rondas, bloqueios a veículos e cumprindo mandados de prisão.
Com o apoio de 170 viaturas, da cavalaria da PM e de um helicóptero, a operação contabilizou nas duas primeiras horas de atividades, conforme balanço divulgado às 19h, a prisão de três procurados da Justiça.
Também deteve outros sete indivíduos em flagrante por roubo.
Houve ainda, além disso, a recuperação de dois veículos roubados.
“As operações integradas em nossa gestão têm reforçado o patrulhamento ostensivo em todo território”, destacou, da mesma forma, Morando.
E prosseguiu: “O resultado dessas ações é a queda na criminalidade, o que mostra que estamos no caminho certo ao planejar ações desta magnitude”.
Em conclusão, ressaltou a, “integração e inteligência de agentes das polícias Civil e Militar, além da GCM, oferecendo mais segurança e proteção ao cidadão”.
Queda da criminalidade
Dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado mostram que São Bernardo encerrou o primeiro semestre com queda nos principais indicadores de criminalidade.
De janeiro a junho, na comparação com o mesmo período de 2020, o município reduziu as ocorrências de homicídio (-35%), estupro (-7,69%) e roubo de veículos (-3,74%).
De acordo com o secretário de Segurança de São Bernardo, coronel Carlos Alberto do Santos, as operações e o investimento na GCM têm aumentado a sensação de segurança.
“As pessoas se sentem mais protegidas ao ver todo o efetivo nas ruas atuando em bloqueios e cumprindo mandados de prisão”, disse, em resumo.
A ação integrada contou ainda com a presença do comandante do CPA/M-6, Coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, do comandante do Comando de Policiamento Metropolitano do Estado, coronel Ronaldo Gonçalves Faro, do delegado seccional de São Bernardo, Ronaldo Tossunian, e do delegado titular da Deic, Paul Henry Verduraz.