População participa de pesquisa sobre turismo em Santo André

In Sem categoria On
- Updated
Museu Castelo, Foto: Alex Cavanha/PMSA

Centenas de moradores de 57 bairros de Santo André opinaram sobre o turismo na cidade por meio do aplicativo de serviços utilizado pela Prefeitura, o Colab.

A pesquisa, entre 24 de junho e 7 de julho, teve, em suma, o objetivo de ouvir a população sobre o tema, para revisão do Plano Diretor de Turismo de Santo André.

A participação da população na nova versão do documento, que estabelece diretrizes e metas para o turismo a ser aplicadas nos próximos anos, é uma das etapas mais importantes do processo de atualização do Plano.

“Esse número mostra que conseguimos cumprir a meta de participação da sociedade civil no debate, e com a presença de pessoas  de um número muito grande de bairros, praticamente  de todas as regiões da cidade”, disse o diretor de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, Fernando Cunha.

Do total de 242 participantes, 47% são do sexo masculino, 37% tem idade acima dos 50 anos e aproximadamente 50% tem nível superior completo.

Os resultados compilados com a pesquisa, somados às contribuições obtidas durante a audiência pública em 30 de junho, poderão ser inseridos no texto-base do Plano Diretor de Turismo.

Ele foi revisto pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego em abril e maio deste ano.

Em seguida o documento será enviado para a aprovação do Conselho Municipal de Turismo,

Depois será encaminhado para a Câmara Municipal, a fim de virar lei.

O prazo para a finalização desse processo termina neste mês.

Resultados

A Vila de Paranapiacaba é o principal atrativo turístico de Santo André na opinião de 24 % dos participantes da pesquisa.

É seguida pela Sabina Escola Parque do Conhecimento, que coloca o turismo pedagógico como o mais importante na visão de 18,33%.

Os parques urbanos aparecem na terceira posição, considerados como principais atrativos para 55% das respostas.

Entre os eventos tradicionais da cidade, o Festival de Inverno de Paranapiacaba também é considerado o mais importante do calendário turístico na cidade, com 30,9%.

Os festivais e festas realizadas no Paço Municipal, como o Beer’s Fest e a Feira da Fraternidade ficaram em segundo lugar entre  os considerados mais importantes, com 21,73%.

E as corridas de rua ficaram em terceiro lugar com  11,42%.

Esses números adiantam o resultado do questionamento sobre qual segmento deve ser priorizado no desenvolvimento de políticas municipais para a atividade turística.

Ecoturismo e turismo de aventura são os mais apontados, com 27,09% das respostas.

A referência principal é Paranapiacaba e o Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba.

O turismo pedagógico, que tem a Sabina e a Escola de Educação Ambiental Parque Tangará – Parque Escola como peças-chave, recebeu 20,47% das respostas.

Já o turismo histórico-cultural, que também tem Paranapiacaba como referência, recebeu 16,69% das respostas.

No questionamento sobre as ações que deveriam ser realizadas para incrementar o turismo na cidade, as respostas foram bem distribuídas entre as opções apresentadas, mas a realização de festivais, feiras e encontros foi a opção mais votada, com  21,8% das respostas, seguido por ações que ampliassem o conhecimento do morador sobre o potencial turístico da cidade para que se torne um propagador e divulgador espontâneo, com 21,04%. A criação de novos produtos turísticos aparece em terceiro lugar, com 17%.

Campanhas

Por isso a realização de campanhas para que o munícipe conheça o potencial turístico da cidade foi a opção mais escolhida no último questionamento da pesquisa, a respeito das ações que devem ser priorizadas pela gestão municipal, com 16,74% das respostas.

“Desenvolver estratégias para que a população conheça os atrativos da própria cidade vai ser uma das principais ferramentas de divulgação da imagem da cidade. O boca a boca é um instrumento poderoso para atrair visitantes à cidade. E a ideia é que o visitante fique o máximo de tempo possível, compre, consuma, fazendo assim a economia se movimentar”, disse Cunha.

A opção de qualificar as estruturas dos atrativos turísticos ficou em segundo lugar, com 12,86% dos votos e a preservação do patrimônio histórico e cultural em terceiro, com 12,8% dos votos.

“O objetivo final do Plano Diretor de Turismo é definir ações que promovam a retomada do setor após as dificuldades provocadas pela pandemia, e assim proporcionar geração de emprego, renda e crescimento para Santo André. Para isso o plano guiará nossos esforços nos próximos anos”, disse Fernando Cunha.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu