A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou a estratégia para atender a demanda de exames de imagem represada por conta da pandemia.
O atendimento, em primeiro lugar, é realizado todos os dias da semana, com horário estendido, inclusive aos sábados e domingos, das 7h às 19h.
Foram disponibilizados mais médicos e recepcionistas para que não haja aglomeração.
E, da mesma forma, sejam cumpridas as normas sanitárias nos intervalos dos exames, com higienização de todas as salas.
São, portanto, cinco salas exclusivas no Complexo Hospitalar e duas no Caism (Centro Integral de Atenção à Saúde da Mulher) para exames de ultrassonografia, densitometria, tomografia e mamografia.
Equilíbrio
Segundo o prefeito Tite Campanella, a estratégia será realizada até que haja equilíbrio da demanda por exames de imagem.
“O agravamento da pandemia em março nos obrigou a suspender temporariamente os atendimentos não emergenciais. Agora, com a expressiva diminuição das internações e a retomada dos atendimentos eletivos, criamos esta força-tarefa, que multiplica a nossa capacidade de atendimento”, disse o chefe do Executivo.
Desde a retomada das consultas, na segunda quinzena de abril, um replanejamento com a demanda e a oferta de vagas ampliou o horário para exames de imagem.
“Estamos dobrando a oferta de exames de rotina por semana, inclusive com atendimentos aos sábados e domingos. Em alguns casos, como mamografias e tomografias, vamos triplicar a quantidade de atendimentos semanais”, explica a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
Pacientes com exames de rotina desmarcados já estão sendo contatados pela Central de Agendamentos e realizando exames, em conclusão, no Complexo Hospitalar e no Caism.
Com a nova rotina, a capacidade de atendimento semanal será ampliada em todos os exames: ultrassonografias de 420 para 823 exames; tomografias de 75 para 294; densitometria de 38 para 82 e mamografias de 100 para 467.