Adotar por impulso ou desconsiderar os cuidados necessários para os pets que podem gerar arrependimento após a adoção de cães e gatos
Na pandemia, desde março de 2020, o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Diadema intermediou a adoção de 143 cães e gatos para moradores da cidade.
Mas, cinco voltaram para o Centro após o arrependimento do adotante.
Por esse motivo, é importante que quem deseje abrigar um amigo de quatro patas planeje bem e avalie os recursos disponíveis.
Condições
“Antes de adotar um animal é importante que a pessoa conheça um pouco sobre as características dele e verifique as condições necessárias para sua adaptação em casa, seja de recursos financeiros, espaço físico ou tempo para cuidar e passear. Além disso, todos da família precisam estar de acordo com a adoção e ter ciência de que cada animal tem seu comportamento, podendo chorar, latir, soltar pelos e que filhotes crescem, pois muitos ficam encantados com filhotes, mas quando crescem não querem mais ou não têm espaço para ele. É preciso estar ciente de que um animal vive em média 15 anos e que no momento em que decidimos adotar, estamos nos comprometendo a ter a posse responsável desse animal em todas as fases de sua vida”, explica a médica veterinária Nanci do Carmo, responsável pelo CCZ do município.
Na adoção, a equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses orienta sobre os cuidados que serão exigidos com o novo animal e a posse responsável.
Essa conversa permite tirar dúvidas do morador e auxiliar no planejamento da adoção, evitando assim que haja arrependimento após a adoção.
Vale ressaltar que o abandono de animais é crime, de acordo com o 32º artigo da Lei Federal 9.605/98.
A pena de detenção vai de três meses a um ano e multa.
Adoção
Os animais disponíveis para adoção, quando maiores de cinco meses, são castrados, vermifugados e vacinados contra a raiva.
Caso o adotante queira levar um cão ou gato mais novo, é preciso assinar um termo especial em que compromete a castrar e vacinar o filhote.
Quem deseja adotar um cão ou gato pode ir ao CCZ, após agendamento via telefone, levando documento com foto e comprovante de endereço para preenchimento de cadastro e assinatura do termo de posse responsável.
Caso queira um cão, é orientado, portanto, a levar coleira e guia. Caso queira um gato, levar caixa de transporte.
No período de pandemia pelo novo coronavírus, a orientação é para que as pessoas usem máscara de proteção.
Também devem ir em número reduzido (o mínino possível) e respeitar o distanciamento social.
Nos próximos meses, a Prefeitura disponibilizará site para que a população possa conhecer virtualmente cães e gatos a ser adotados.
Além disso, para ter informações sobre adoção, posse responsável, ambientes saudáveis para pets, entre outras.
Fique atento ao site www.diadema.sp.gov.br e às redes sociais da Prefeitura.
Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema
Rua Ipoá, 40 – Jardim Inamar.
Tel.: 0800 7710963
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.