Após décadas de cobranças, Estado atende demanda antiga do Consórcio ABC e inicia Piscinão Jaboticabal

In Canto do Joca On
- Updated
Reprodução DAEE

Reservatório na divisa entre São Bernardo, São Caetano e São Paulo é a obra mais importante para o combate às enchentes na região

O Governo do Estado publicou nesta quinta-feira (06.05), no Diário Oficial, a homologação da empresa que deverá executar as obras do Piscinão Jaboticabal.

A obra, em primeiro lugar, ficará a cargo do Consórcio RAC Jaboticabal, formado pelas empresas Passarelli Engenharia e Construção Ltda e Planova Infraestrutura Eireli.

O valor é de R$ 131.933.369,38, com prazo de vigência de contrato de 21 meses e prazo de execução de 18 meses.

Divisa

O Piscinão Jaboticabal será, portanto, construído na divisa entre São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo.

Trata-se, acima de tudo, de demanda antiga do Consórcio Intermunicipal ABC, presente em planos e estudos regionais e metropolitanos desenvolvidos nos últimos 20 anos.

O projeto de construção do Piscinão Jaboticabal foi destravado em março de 2019, após fortes chuvas que atingiram a região.

Na ocasião, por exemplo, os prefeitos das sete cidades se reuniram com o governador João Doria e apresentaram documento que apontava a importância da obra.

Detalhamento

Em outubro do mesmo ano, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) detalhou o projeto aos prefeitos da região, durante assembleia do Consórcio ABC.

O piscinão deve ocupar, como resultado, área de 166,9 mil metros quadrados e capacidade para absorver 900 mil metros cúbicos de água.

Em abril deste ano, a pasta estadual informou que o custo de desapropriações era de R$ 106 milhões

O valor dependia de liberação financeira pela Secretaria da Fazenda, e a ordem de serviço para início das obras estava prevista para maio.

Pleito acatado

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou que apesar da falta de diálogo, o Governo do Estado acatou o pleito regional.

“Agora, a região espera que as obras sejam iniciadas o quanto antes e que na época de chuvas não tenhamos os problemas ocorridos no passado”, afirmou Paulo Serra, em conclusão.

You may also read!

Prefeito Taka Yamauchi representa Diadema em encontro nacional da FNP e integra comissão eleitoral da Reforma Tributária

O prefeito Taka Yamauchi representa Diadema em Brasília, no Encontro Nacional da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O evento reúne

Read More...

Gilvan eleito vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos para comandar PEC que alivia contas dos municípios

O prefeito de Santo André, Gilvan Júnior, foi eleito nesta segunda-feira (07.04), em Brasília, em primeiro lugar, vice-presidente da

Read More...

Em São Bernardo, ministro Ricardo Lewandowski discute PEC da Segurança durante aula magna 

Acompanhado do prefeito Marcelo Lima, o ex-aluno, professor e vice-diretor da instituição participou de evento da Faculdade de Direito

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu