Nova sinalização e integração com a Ciclorrota da Mata Atlântica ampliam, em primeiro lugar, as possibilidades de visitação e valorização dos caminhos ecoturísticos da região
Entre trilhas, estradas de terra e paisagens preservadas da Mata Atlântica, o ABCD segue fortalecendo, acima de tudo, uma vocação.
Vocação essa que une conservação ambiental, turismo e valorização da história regional.
Foi nesse cenário, portanto, que o Caminho do Sal celebrou, neste domingo (21.06) seus 12 anos de existência com uma programação especial.
A mesma foi marcada pelo lançamento da nova sinalização do percurso e da Ciclorrota da Mata Atlântica.
Uma iniciativa que amplia a conexão entre diferentes trajetos de longa distância.
O evento reuniu, por exemplo, ciclistas, gestores públicos e representantes ligados ao turismo e ao meio ambiente na Vila de Paranapiacaba, em Santo André.
Foi o ponto de encontro da atividade que percorreu cerca de 17 quilômetros entre a vila e a região de Mogi das Cruzes, em um trajeto de aproximadamente quatro horas.
Rota de integração regional
Criado em 2014 por São Bernardo, Santo André e Mogi das Cruzes, o Caminho do Sal consolidou-se como importante rota de integração regional.
Atualmente, o percurso também se conecta, da mesma forma, a outros caminhos.
São eles, por exemplo, a Rota da Madeira, os Caminhos do Padre Capra e os Caminhos do Capivary.
Formando, com isso, uma rede de trilhas que aproxima unidades de conservação e áreas naturais do ABCD.
Em meio às paisagens da Mata Atlântica, os trajetos ecoturísticos representam importante espaço para a conservação do patrimônio histórico e natural.
Esses percursos se desenvolvem por estradas de terra e cascalho.
São adequados para mountain bike, cicloturismo, caminhadas de longa distância, corridas de montanha e rústicas, além de cavalgadas.
A nova Ciclorrota da Mata Atlântica chega para fortalecer essa rede de caminhos e incentivar o uso sustentável do território.
O projeto é desenvolvido pela Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e pela Rede Paulista de Trilhas, com apoio da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, da Fundação Florestal do Estado de São Paulo e do Ministério do Meio Ambiente.
O secretário-executivo do Consórcio do ABCD, Aroaldo Silva, ressaltou que iniciativas como o Caminho do Sal mostram a força da cooperação entre municípios na construção de políticas públicas que valorizam o patrimônio natural e criam oportunidades para a região.
“Celebrar os 12 anos do Caminho do Sal é reconhecer uma iniciativa que representa muito do que o Grande ABC tem de mais valioso: sua riqueza ambiental, sua história e a capacidade dos municípios de trabalharem juntos. A expansão das trilhas e a chegada da Ciclorrota da Mata Atlântica fortalecem o turismo sustentável, incentivam a preservação e aproximam cada vez mais as pessoas da natureza e da identidade regional”, afirmou, em conclusão.
