Corredor ABD: quando ônibus param de circular, entra em ação equipe dedicada à limpeza e manutenção

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação

Além do trabalho noturno, manutenção do Corredor envolve, da mesma forma, cuidado diário com o jardim e seus 13 mil ativos verdes, em 90 quilômetros

Quando chega meia-noite e a maioria das pessoas se recolhe para descansar, um grupo de profissionais dedicados entra na luta.

Inicia, em primeiro lugar, intenso trabalho de limpeza e higienização para deixar tudo organizado nos nove terminais ao longo do Corredor ABD.

Afinalm por eles circulam, por exemplo, centenas de pessoas, a partir das 4h.

Somado o trajeto de ida e volta do Corredor Verde ABD (São Mateus–Jabaquara) e a extensão Diadema–Brooklin, o sistema soma 90 quilômetros de jardins (ida e volta).
Durante a madrugada, sem o frenético sobe e desce dos passageiros — cerca de 200 mil pessoas passam diariamente pelas catracas —, a equipe consegue, portanto, concentrar esforços na manutenção e na limpeza pesada dos terminais e banheiros.

Trabalho complementado pela equipe diurna, responsável pela limpeza das 153 paradas e pela manutenção dos canteiros e jardins.

Eles representam cerca de 13 mil ativos verdes entre árvores e arbustos — um verdadeiro cartão-postal do Corredor Verde ABD.

Limpeza diária e completa

A limpeza diária, sem lavagem, é realizada por 15 trabalhadores, divididos em três turnos, nos demais terminais.

Os terminais menores contam com três profissionais por turno.

Os sanitários públicos recebem constantemente, durante toda a operação comercial, higienização interna, bem como esvaziamento de lixeiras, reposição de papeis-higiênico, papeis-toalha e sabonete líquido, finalizando com a aplicação de desinfetantes no interior dos vasos e áreas de circulação.
Já a limpeza completa ocorre quinzenalmente nos terminais de maior metragem — São Mateus, Santo André Oeste e Jabaquara.

A cada noite são lavados 10 mil metros de plataformas e pistas de rolamento dos terminais, seguindo um cronograma operacional.

Enquanto outros serviços públicos de transporte optam por fechar seus banheiros para evitar uso indevido e vandalismo, a Next Mobilidade segue o caminho oposto: além de mantê-los limpos, investe constantemente em melhorias.

O cuidado é tão grande que, além de oferecer banheiros em plenas condições de uso, os terminais São Mateus e Santo André Oeste receberam recentemente equipamentos purificadores de ar, que garantem um ambiente com odor mais agradável, proporcionando desta forma, o bem estar e o acolhimento que nossos passageiros merecem.
A limpeza das fachadas dos terminais é realizada pela própria equipe de higienização.

Os colaboradores que desempenham a tarefa possuem treinamento para a realização de trabalho em altura e segue um calendário específico.

Sempre com a utilização de veículo com cesto elevatório para a realização desta atividade.

Há ainda a utilização de equipamentos de proteção individual, com acompanhamento do departamento de técnicos de segurança do trabalho.

Limpeza de 153 paradas

O cuidado com a limpeza também se estende, da mesma forma, às paradas do corredor.

Seis colaboradores percorrem diariamente as 153 paradas — cada uma com duas lixeiras — no período das 6h às 14h20.

Realizam, por exemplo, o esvaziamento das lixeiras e a varrição de resíduos no chão, como bitucas de cigarro.
Caso ocorra alguma situação atípica que gere acúmulo de sujeira após a passagem das equipes, um fiscal da Next Mobilidade, que percorre o corredor diversas vezes ao dia, aciona a equipe mais próxima para realizar a limpeza.

Os resíduos retirados das paradas são, além disso, armazenados em sacos, posicionados em pontos específicos do Corredor Verde.

Na sequência, passam a ser recolhidos a partir das 19h por um caminhão da Next.
Cada caminhão opera com três equipes, formadas por um motorista e dois ajudantes.

A média de coleta apenas das paradas chega a quase 4 mil sacos de lixo de 200 litros, o que equivale, em conclusão, a aproximadamente 15,5 mil quilos de resíduos.

Um pouquinho do trabalho

You may also read!

Alunos de São Caetano se formam no programa Caminho da Capacitação do Fundo Social do Estado

Cerca de 30 alunos de São Caetano do Sul participaram, em primeiro lugar, da cerimônia de formatura do programa

Read More...

Hospital Albert Sabin recebe consultores do Sírio-Libanês para treinamento do Projeto LEAN nas Emergências

O Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, em São Caetano do Sul, recebeu em 11 e 12 de fevereiro,

Read More...

Diadema oferece 256 vagas de emprego

O cadastramento deve feito, portanto, até a semana que vem O Emprega Diadema, órgão ligado à secretaria municipal de Desenvolvimento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu