1º Encontro do Patrimônio Histórico de Mauá apresenta fatos marcantes no primeiro dia

In ABCD On
- Updated
Fotos: Evandro Oliveira/PMM

Abordagens sobre os bens históricos, turísticos, ambientais e imateriais destacam, em primeiro lugar, o compromisso dos moradores no desenvolvimento da cidade

Segue até esta quarta-feira (20.08) o 1º Encontro do Patrimônio Histórico de Mauá, no Teatro Municipal, à Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia.

No primeiro dia, nesta segunda-feira (18.08), participaram, por exemplo, o maestro Carlos Binder, a professora Daniela Maia e a representante das religiões de matriz africana, Mãe Solange.

“Mauá é pulsante e viva. É preciso buscar a memória para que seja revisitada e, com isso, se construam pontes para o futuro”, afirmou, em resumo, o secretário de Cultura, Deivid Couto.

O público acompanhou, além disso, o relato do maestro Carlos Binder sobre a criação do Hino de Mauá, em 2007.

Ele lembrou, em suma, a trajetória da Banda Lyra, que conquistou reconhecimento internacional.

Em 1995, por exemplo, o grupo, formado por 120 crianças, participou de um festival no Chile.

Inicialmente programado para cinco apresentações, o número chegou, portanto, a 21.

A organização solicitou que a banda executasse os hinos Nacional, do Chile e de Mauá.

Mas, a cidade ainda não possuía um hino oficial.

Diante disso, Binder convidou o maestro Américo Del Corto — falecido em 2011, aos 96 anos — para compor a obra.

A música exalta a força do povo mauaense, a importância das indústrias de porcelana para o desenvolvimento do país e presta homenagem à nobreza do Barão de Mauá.

O hino foi oficializado em 5 de dezembro de 2007.

“Estou extremamente honrado por este dia”, declarou, emocionado, Binder, diante da homenagem e da oportunidade de relembrar sua trajetória na cidade onde nasceu.

História das professoras

A segunda apresentação foi da professora Daniela Alves, que compartilhou sua dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): “A Escola Primária em Mauá: da escola ambulante à criação do primeiro grupo escolar (1896-1935)”.

O trabalho investiga a história das professoras, dos alunos e da estrutura de ensino no município, motivado pela curiosidade pessoal da autora sobre a evolução da educação em sua cidade natal.

Daniela destacou o compromisso das docentes da época, que muitas vezes precisavam arcar com todas as condições necessárias para o funcionamento das aulas. Em certas ocasiões, as atividades eram canceladas pela ausência de alunos. Entre as educadoras lembradas estão Erothildes, Ana Nóbrega, Judith e Adelaide. “No período abordado, era comum que as crianças trabalhassem, e a prioridade não era a escola, mesmo para as muito pequenas. As professoras vinham diariamente de trem da Capital, mas nem sempre o transporte funcionava”, relatou a pesquisadora.

Rdelevância dos terreiros

Em seguida, Mãe Solange abordou a relevância dos terreiros da cidade e da Roça Itaussu Cultural.

Eles promovem a valorização da cultura e da educação dos povos de matriz africana.

Ela citou como exemplo a implantação da Estação Guapituba, fruto da mobilização dessas e de outras comunidades em busca de benefícios para Mauá.

“Mauá também foi construída por mãos indígenas, depois por mãos negras e, mais tarde, por mãos de imigrantes. É preciso proteger toda essa história”, ressaltou a educadora, que também é diretora de escola da rede estadual.

O primeiro dia do encontro foi encerrado com a apresentação de jovens atores da Cia Teatral Quantum Crescente, que encenaram um conto nordestino dentro do projeto “Cortinas Abertas!”.

Nesta quarta-feira (20.08), o evento será concluído com uma atividade externa: o passeio comemorativo pelos 15 anos do Projeto Guaruzinho.

O mesmo promove a preservação dos mananciais da cidade, incluindo as nascentes do rio Tamanduateí.

A saída será às 9h, do Teatro Municipal, em direção ao Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia, com retorno previsto para as 12h.

You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu