Vamos sonhar com uma nova Santo André?

In Artigo On
- Updated

Por Bruno Daniel

Neste momento em que parece que estamos vivendo um pesadelo, no qual prevalece uma agenda negativa, baseada no ataque à democracia e ao meio ambiente, na xenofobia e no preconceito, no aumento da pobreza e das desigualdades, é conveniente que acordemos para a construção de uma nova Santo André.Outro futuro é possível. Tomemos como exemplo apenas três eixos, que indicam que vale a pena construir um destino comum em que se perceba que a vida coletiva é um bem valiosíssimo. Devemos implementar reformas não para o cidadão, mas com o cidadão.

Nosso planeta está sendo destruído. Mas podemos iniciar ações para transformar Santo André numa cidade sustentável, com o rio Tamanduateí despoluído, aprazível para ser lugar de encontro, de lazer, um cartão postal. Com uma coleta seletiva para valer, inclusive com a produção debiometano, que possa ser utilizado para mover a frota de veículos de transporte coletivo, de forma muitíssimo menos poluente. Com utilização adequada de resíduos, de modo a aproveitá-los economicamente, elevando a renda de catadores e melhorando suas condições de trabalho a partir de cooperativas. Com turismo histórico-ambiental que possa atrair turistas de todo o Brasil. Com o aproveitamento econômico da nossa Mata Atlântica, que representa mais da metade da área de nosso município, adensando-a, em vez de destruí-la com iniciativas como o Porto Seco. Enfrentando o problema das enchentes, não com piscinões e fechamento de parques, mas transformando Santo André numa “cidade-esponja”, desimpermeabilizando-a, a partir da utilização de calçadas permeáveis e asfalto ecológico, da radicalização da coleta de águas pluviais nos imóveis da cidade. Com a ampliação planejada do uso de bicicletas, que não poluem, cujo uso faz bem para a saúde e são muito mais acessíveis a todos.

Nosso sistema educacional é autoritário e reprodutor de desigualdades. Estas poderão diminuir se estruturarmos creches, pré-primário e ensino fundamental I de alta qualidade para todos, articulando ensino, cultura, esportes e lazer. Nosso sistema de bibliotecas deve se constituir a partir de lugares de acolhimento de todos. A prática de esportes socializa as crianças e faz bem para a saúde. Com isso, nossas crianças, independentemente de sua origem familiar, terão acesso a capital cultural, necessário para um bom desempenho nas demais etapas de ensino e para a inserção futura no mercado de trabalho da indústria 4.0, com mais saúde e preparadas para a vida coletiva. Serão muito menos susceptíveis à atração que atividades criminosas exercem sobre elas. Nossasmães poderão entrar no mercado de trabalho, aumentando a renda familiar e estabelecendo relações menos desiguais com seus parceiros.

Nosso sistema de saúde deve buscar a qualidade de vida da população, aproximando equipes médicas dos cidadãos, facilitando a prática de esportes e mudança de hábitos alimentares. As atividades culturais complementam e fazem parte do aumento da qualidade de vida dos cidadãos. Novamente aqui se articulam iniciativas da saúde com a educação plena e com a mobilidade urbana.

O PSOL está convidando filiados e simpatizantes para discutir nossos sonhos para Santo André, neste sábado (29/2), das 15h às 17h, no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, que fica na rua Gertrudes de Lima, 202, Centro, em Santo André. Venha discutir isso e muito mais neste sábado. Até lá!

Bruno Daniel, professor universitário; engenheiro com mestrado em Administração e Planejamento Urbano, doutorado em Ciências Sociais e pós-doutorado em Ciência Política; e militante do PSOL Santo André

You may also read!

Medalhas e melhores desempenhos pessoais marcam 4° Circuito Paulista para o Pérola da Serra

Os atletas do ADC Pérola da Serra brilharam, em primeiro lugar, no 4º Circuito Paulista Open de Atletismo, no

Read More...

Desabamento de telhado destaca importância da Defesa Civil em Diadema

Avaliação estrutural foi concluída, em primeiro lugar, na manhã seguinte do acidente; a Defesa Civil está disponível 24h e

Read More...

Advogado Ariel de Castro Alves em palestra na Direito de São Bernardo nesta quarta -feira (24)

Ex-secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente falará sobre os 34 anos do Estatuto da Criança e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu