Importadora encontrou novos caminhos para atender necessidades do segmento B2B no cenário atual com um modelo inovador de marketing de relacionamento à distância que tem como um dos temas propostos a Bolsa de Bordeaux
Com as medidas de restrição para o isolamento social se tornando cada vez mais rígidas, mais uma vez empresas de todos os setores se reinventam.
Em comum, elas têm o objetivo de não apenas dar continuidade ao atendimento de seus consumidores, como também atender às suas novas necessidades e realidades.
Um exemplo desse fenômeno é a forma como a importadora de vinhos Zahil inovou o seu relacionamento com clientes corporativos.
Tornou os workshops de seu clube de vinhos, o WineHouse Club, em importante serviço que conecta o universo do vinho ao mundo dos negócios e ao mercado financeiro.
“Nós, da Zahil, sempre acreditamos no poder do vinho de conectar pessoas, e nosso propósito de ampliar a experiência para além da aquisição das garrafas sempre foi um caminho natural. Antes de tudo isso acontecer, já vínhamos trabalhando em projetos pilotos e diferentes modelos em nosso clube de vinhos, o WineHouse Club, até chegarmos ao atual formato que nasceu pensado para assinantes e agora vai se adaptando para atender também o segmento B2B”, explica Rodrigo Volponi, Diretor de Marketing da Zahil.
Experiência memorável ainda que à distância
“Como é da natureza humana as pessoas se conectarem por semelhanças de interesses, sonhos e valores, o vinho sendo quase uma unanimidade constrói pontes genuínas e elegantes, independente da distância e em qualquer situação”, destaca Volponi.
A Zahil desenvolveu em 2020 mais de 40 eventos online, entre degustações, jantares harmonizados e oficinas temáticas.
Elas permitiram que clientes corporativos pudessem proporcionar uma experiência única, mesmo que a distância, com seus principais clientes e fornecedores.
Neste modelo de marketing de relacionamento corporativo, cada cliente tem a disposição um especialista da Zahil exclusivo para auxiliar na escolha da melhor experiência, alinhada com os objetivos e budget da empresa.
A Bolsa de Bordeaux
“Não há uma melhor forma de se introduzir apreciadores do vinho ao mercado financeiro do que começar apresentando a eles a Bolsa de Bordeaux, onde são negociados alguns dos melhores e mais importantes vinhos do mundo”, conta o diretor, Rodrigo Volponi.
Neste workshop o palestrante é o próprio Bernardo Pinto, especialista DipWSET, pioneiro da América Latina a obter a certificação máxima da “Wine & Spirits Education Trust”.
Além disso, é um Italian Wine Ambassador da “Vinitaly Internation Academy” e, ao longo de 15 anos de carreira no setor, já conduziu degustações e treinamentos para mais de cinco mil profissionais e apreciadores.
Quando uma empresa oferece essa oportunidade a parceiros, clientes ou mesmo colaboradores, cada um dos participantes recebe em sua casa de um a dois rótulos franceses para ser degustados durante a aula, como por exemplo o Château Puycarpin.
Este é um dos exemplos sugeridos, contudo, os temas, rótulos, assim como as embalagens, podem ser substituídos por categorias mais complexas e premium de acordo com o conhecimento prévio e tipo de experiência que o cliente gostaria de oferecer aos seus convidados.
Atendimento totalmente personalizado
O tema “Bolsa de Bordeaux” é apenas um exemplo das diversas possibilidades que a estrutura disponibilizada pela Zahil pode oferecer como suporte ao relacionamento B2B de seus clientes corporativos.
Além de Bernardo Pinto, o time da Zahil conta ainda com grandes especialistas do mundo dos vinhos e do live marketing, como Bruno Chauchioli, WSET3 que é pós-graduado em administração e negócios do vinho, Bianca Veratti, primeira mulher no Brasil a alcançar o título dipWSET, além de Rodrigo Volponi que é Mestre em Comunicação pela Cásper Líbero, desenvolveu projetos de Trade e Live Marketing para diversas empresas multinacionais no Brasil.
Sobre a Zahil
Fundada em 1986 pelos irmãos Antoine Zahil e Serge Zehil, a importadora passou a se dedicar exclusivamente à importação de vinhos a partir de 1999.
A qualidade dos vinhos é a principal estratégia da Zahil, sendo criteriosamente selecionados por uma equipe de especialistas sob a competente consultoria de Jorge Lucki, expert em vinhos e referência nos mercados brasileiro e internacional.
Os vinhos produzidos por cerca de 70 produtores, em 11 países, são importados e distribuídos com exclusividade em todo o território brasileiro, com destaque para a presença nas cartas de mais de 2000 dos melhores restaurantes nacionais.
A cuidadosa seleção conta, em conclusão, com nomes de peso que representam as principais regiões produtoras e estilos de vinhos ao redor do mundo.