A Volkswagen comunicou que colocará 2,5 mil trabalhadores da produção em férias coletivas, na planta de São Bernardo do Campo, em função da falta de componentes.
Os metalúrgicos ficarão fora da fábrica, portanto, por 20 dias, de 9 a 28 de maio.
O coordenador-geral da representação na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, destaca que além dos semicondutores outros componentes e peças começaram a faltar e afetar a produção na montadora.
“Não foi diferente ao que está acontecendo em outras fábricas do País. Tem demanda de produção, porém com a escassez de peças a fábrica não consegue atender o consumidor final. Estamos na expectativa da retomada o mais breve possível”, afirma, em resumo.
O diretor lembra, além disso, que a parada impacta toda a cadeia de fornecimento da montadora, sobretudo, os trabalhadores terceiros na empresa.
“Temos feito um trabalho para proteger os companheiros de fábricas terceiras dentro da Volks, mas outros fornecedores da montadora já pararam ou estão parando. Isso mostra que há uma desestruturação, pois não há nenhuma medida por parte do governo pensando nisso. O governo em nenhum momento está se manifestando sobre as paralisações e o que está acontecendo com os trabalhadores ”, disse.
“A falta de política industrial e a falta de desenvolvimento do país tem causado a desestruturação da cadeia produtiva. Sendo que, hoje, faltam insumos básicos que eram produzidos no Brasil e que não são mais justamente por falta desta discussão da maior localização no País”, prosseguiu.
Bigodinho ressalta que o acordo vigente na montadora, negociado entre Sindicato e a empresa, permite que os trabalhadores passem pela crise dos semicondutores com tranquilidade em relação aos empregos e que as negociações também dão previsibilidade sobre os investimentos na fábrica. “Estamos usando todas as ferramentas de flexibilidade possíveis. Nosso acordo de longo prazo garante que os trabalhadores passem por esses momentos com mais tranquilidade”.
O diretor administrativo do Sindicato e trabalhador na Volks, Wellington Messias Damasceno, reforça a falta de uma política industrial como responsável pela escassez de componentes e peças “Essa crise não acontece só no Brasil, mas a falta de políticas públicas voltadas para a indústria e de discussões sobre desenvolvimento, pesquisa e inovação levam a momento como esses em que somos reféns da importação”, aponta.
A Volks conta com cerca de 8,2 mil trabalhadores, sendo 4,5 mil na produção. Atualmente a fábrica produz 800 veículos por dia.