Violência urbana é tema de estudo na Direito São Bernardo

In ABCD, Educação On
Fachada da Direito São Bernardo

Recentemente, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC) realizou seu primeiro Fórum Social de Segurança Pública e Combate à Violência.

O evento, promovido pelo Núcleo de Estudo da Violência (NEV-FDSBC), destacou-se pela relevância e importância das discussões realizadas.

Focou principalmente, por exemplo, nos temas de roubo e latrocínio urbano.

Alunos, professores e profissionais da área de segurança pública e direito se reuniram para debater questões complexas e urgentes relacionadas à violência e à segurança na região e no País.

Diálogo

O Fórum proporcionou uma plataforma de diálogo que permitiu a troca de ideias e experiências, buscando soluções para os desafios enfrentados pela sociedade.

Uma das vozes presentes no evento foi a da aluna Nicole Furlan Santos, estudante do 4º ano no período da manhã da FDSBC.

Ela ressaltou a longa história dos crimes patrimoniais na sociedade.

Segundo Nicole, esses crimes têm suas raízes na própria noção de propriedade.

Ao longo do desenvolvimento social, o direito tem se adaptado para lidar com as mudanças nesses tipos de delitos.

Contudo, devido à complexidade dos problemas sociais que estão na base desses crimes, a erradicação completa parece improvável.

Ela enfatizou que as autoridades competentes recomendam que as vítimas de crimes patrimoniais elaborem boletins de ocorrência para tentar recuperar seus bens.

Mas, aconselham fortemente que não reajam, pois nenhuma propriedade vale mais do que a vida de alguém.

Riscos de reagir

O focoprincipal do Fórum era informar a sociedade sobre os riscos de reagir a situações de roubo e latrocínio e destacar a importância de relatar esses incidentes às autoridades por meio dos boletins de ocorrência.

A ideia por trás dessa abordagem é permitir que as autoridades competentes tenham uma melhor compreensão da realidade de cada área do município.

Com essas informações em mãos, as políticas de segurança pública podem ser desenvolvidas e implementadas de forma mais eficaz, atendendo às necessidades específicas de cada região.

Durante todo o ano, os alunos da FDSBC tiveram, em suma, a oportunidade de participar de inúmeras palestras ministradas por diversos profissionais que atuam diretamente na área de segurança do município.

Essas palestras proporcionaram, além disso, um valioso enriquecimento do conhecimento dos alunos.

Isso, por exemplo, porque os palestrantes compartilharam suas experiências e conhecimentos profundos sobre o tópico da segurança pública.

O primeiro Fórum Social de Segurança Pública e Combate à Violência da FDSBC foi, acima de tudo, um sucesso.

Trouxe informações valiosas, promovendo discussões construtivas e sensibilizando os participantes sobre a importância de medidas seguras ao enfrentar situações de violência.

You may also read!

Circo, música e teatro popular agitam Sesc São Caetano em junho

O Sesc São Caetano recebe, neste mês, programação especial voltada às artes cênicas, com espetáculos de circo, música e

Read More...

Entoada Nordestina de São Caetano do Sul consagra-se como uma das maiores festas culturais do ABCD

Com quantas pessoas se faz uma Entoada Nordestina? A tradicional celebração das raízes nordestinas de São Caetano do Sul, em

Read More...

Gilvan Ferreira apresenta modelo de monitoramento inteligente de Santo André em Fórum de Lisboa

Experiência andreense em segurança pública e proteção de dados foi, acima de tudo, destaque em painel sobre LGPD Penal O

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu