Repertório vai retratar a música caipira tradicional e inclui clássicos como Menino da Porteira, Chico Mineiro e Saudade da Minha Terra, entre outros
O grupo Violeiros de Diadema se apresenta nesta sexta-feira (02.06), no Sesc São Caetano, às 20 horas.
O grupo, que surgiu em abril de 2011 após a realização de oficina para o aprendizado da viola caipira em um antigo Ponto de Cultura da cidade, reúne hoje 16 integrantes.
“A nossa missão é manter viva a música caipira tradicional”, relata, em resumo, o violeiro e coordenador do grupo, o arquiteto Luiz Hermínio Puntel de Oliveira.
Na apresentação do Sesc São Caetano, os Violeiros de Diadema vão apresentar um repertório que retrata a música caipira tradicional.
“Toada, guarânia, cateretê, pagode de viola e cururu são alguns dos ritmos que serão executados. Entre as músicas estão clássicos como o Menino da Porteira, Chico Mineiro e Saudade da Minha Terra, entre outros”, destaca, além disso, Luiz.
Os Violeiros de Diadema também vão se apresentar no São João de Diadema.
A festa, que será realizada na Praça da Moça, será entre 23 de junho e 2 de julho. A participação dos Violeiros será em 30 de junho, às 18 horas.
A apresentação no Sesc São Caetano é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo.
O Sesc São Caetano fica na Rua Piauí, 554, bairro Santa Paula.
Prêmio Inezita Barroso
Os Violeiros de Diadema receberam em março de 2023 o Prêmio Inezita Barroso.
Ofertada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a premiação chegou à sua 6ª edição reconhecendo as pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na sociedade em razão de sua contribuição com a música dita caipira de raiz e qualquer outra forma de arte genuinamente popular que a complemente.
Foto: Dino Santos