Os moradores da Vila Luzita, em Santo André, ganharam uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) neste domingo (22). Com capacidade para realizar 22 mil atendimentos por mês, o equipamento será a maior UPA da cidade.
O prefeito Paulo Serra acompanhou a inauguração da UPA, que é o 23º equipamento modernizado e revitalizado dentro dos padrões do programa Qualisaúde.
“Hoje os moradores dessa região ganharam um grande presente, sete dias por semana e 24 horas por dia. É a maior UPA de Santo André. Essa é a região que mais precisa, onde tem o maior número de usuários do SUS na nossa cidade. Esse equipamento é muito simbólico. Ninguém acreditava que dava para arrumar aquele Pronto Atendimento que era totalmente desfigurado, mas quando se planeja, se dedica, quando se tem uma boa equipe e se gosta de gente, dá pra fazer sim. Dá para entregar estrutura de padrão de clínica particular na rede pública e é isso que a gente fez aqui”, pontuou o prefeito.
As obras de modernização que transformaram o antigo PA (Pronto Atendimento) Vila Luzita na maior UPA de Santo André receberam investimento de R$ 4,4 milhões. Com estrutura física de mais de 2.000 metros quadrados, a unidade foi entregue com sistema informatizado, ampla recepção adaptada para pessoas com deficiência física e visual, três salas de classificação de risco e seis consultórios, sendo três de pediatria.
A estrutura da UPA Vila Luzita conta ainda com farmácia 24h, sala vermelha, sala amarela, três salas de isolamento, salas de medicação, inalação, sutura e curativo, além de uma sala de raio-x digital. A unidade é considerada como porte III, classificação dada pelo Ministério da Saúde às UPAs com maior abrangência de atendimento.
“A gente vê com os números das urnas que o sentimento de cuidar das pessoas é um sentimento recíproco. O prefeito vem se dedicando e investido de maneira significativa na melhoria da qualidade de vida em Santo André e o povo sente isso. Para nós, que fizemos parte desse trabalho e estamos reorganizando a saúde, é extremamente gratificante”, comentou o secretário de saúde, Márcio Chaves Pires.
O equipamento será a primeira UPA Escola do País, um formato inovador para receber estagiários, internos e residentes de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. A estrutura deverá ser ampliada no futuro com extensão para Nutrição, Serviço Social, Farmácia e Gestão Hospitalar.
O atendimento na UPA Vila Luzita terá início na próxima quarta-feira (25), às 7h. O local oferecerá serviço de urgência e emergência em clínica médica adulto e infantil, 24 horas por dia.