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In ABCD, Artigo On

P. Penedo

Deu no New York Times desse 7 de outubro

A ciência já tinha conhecimento de que as luminescentes águas-vivas-de-pente constituíam algumas das criaturas mais estranhas do planeta. Já se sabia, por exemplo, que há cerca de 700 milhões de anos elas seguiram seu próprio caminho evolutivo, separando-se dos outros animais existentes cuja evolução se processava em harmonia com fatores comuns. E a partir disso desenvolveu exclusivos sistema nervoso, músculos e processo digestivo. Não possuem cérebro, e em lugar dele opera uma teia nervosa. Mas isso não é exclusividade da espécie; e nem tampouco representa característica única seu imenso poder regenerativo, que faz com que partes amputadas do corpo sejam facilmente regeneradas. Outros seres também possuem essa qualidade. O que assombrou os pesquisadores foi a descoberta de que dois indivíduos dessa espécie podem fundir-se e passar a existir como um só indivíduo. Os animais normalmente atacam tecidos estranhos assim que seus sistemas imunológicos os detectam. Acredita-se que esta defesa tenha evoluído em animais apenas depois que as águas-vivas-de-pente se ramificaram por conta própria, milhões de anos antes. Enquanto os animais evoluíam e criavam um sistema imunológico em que era incluída essa autodefesa, as águas-vivas-de-pente seguindo seu anterior caminho independente adquiriram ou mantiveram características totalmente diversas. A pesquisa faz pensar se a descoberta desse atributo especial poderá, no futuro, inspirar algo capaz de evitar que órgãos humanos transplantados sejam rejeitados pelo corpo do receptor. 

Deu no bolso do consumidos de todos os dias

Quem sabe o preço mais alto dos carros elétricos seja compensado, a longo prazo, pelo gasto menor com manutenção. O motor a combustão, por possuir muitas partes em movimento, como válvulas, correias, dentadas ou não, e engrenagens várias, ao contrário do motor elétrico que possui apenas uma parte móvel essencial, o rotor, está mais sujeito a quebras e desgastes de peças. Não há escapamento em carros elétricos, o que dispensa tubos, catalisador e filtro. Até mesmo as pastilhas e discos de freios, apesar de existirem, são poupados, visto que carros elétricos usam freio regenerativo que utiliza o motor para desacelerar o veículo (e ao mesmo tempo recarregar a bateria). Isso tudo significa menos peças para serem substituídas, menos tempo perdido em oficinas e, em consequência, menos gastos com manutenção. Se, na ponta do lápis, compensa, deixo pro leitor fazer a conta. Sou péssimo em matemática.

Deu a louca na concorrência

No início do século 20 as duas maiores empresas de navegação britânicas disputavam ferozmente a preferência das rotas transatlânticas. A White Star Line, construtora do Titanic, e a Cunard Line. A primeira, White Star, prestigiava o luxo de seus navios, enquanto a Cunard procurava se distinguir pela velocidade de seus transatlânticos. Para incrementar mais velocidade aos seus navios, a Cunard necessitava de quatro chaminés gigantes, já que utilizava mais caldeiras para alcançar maiores velocidades. Já a White Star, ao optar por mais luxo e não tanta velocidade, necessitava de menos caldeiras. Sendo assim, três chaminés dariam perfeitamente conta do recado, não fosse por dois fatores. Primeiro, um navio com quatro chaminés era esteticamente mais bonito. Segundo, a imagem com uma chaminé a menos do que as embarcações da concorrente poderia sugerir menos robustez e causar menor prestígio. Daí que a White Star Line manteve as quatro chaminés em seus navios. O que quer dizer que uma das chaminés do Titanic era simplesmente falsa.

Conjecturas eleitorais

Antes turnos do que coturnos.

É só chegar a eleição que todo candidato vira santinho.

No meio do caminho tinha uma praia, tinha uma praia no meio do caminho logo no dia da votação.

Matou a cadeirada no pleito.

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