Apesar da crise econômica e da pandemia, as áreas de marketing e tecnologia têm crescido e ofertado oportunidades com salários acima da média do mercado
Marketing e tecnologia são áreas que prometem se destacar no mercado de trabalho em 2022. É isso que mostra o levantamento da empresa de recrutamento PageGroup, publicado pela CNN Brasil, que apontou uma série de profissões mais promissoras para este ano.
O estudo da PageGroup é realizado todos os anos, em consulta a empresas de diversos portes e 14 setores distintos. A partir desse estudo, a empresa analisa as principais necessidades de contratação e indica os cargos com maior possibilidade de demanda.
Marketing e tecnologia já vêm ditando os rumos do mercado de trabalho há alguns anos, com a evolução da internet e a digitalização das empresas.
A pandemia de coronavírus, embora tenha aumentado os níveis de desemprego no Brasil, acelerou o processo de transformação digital das empresas e abriu novas oportunidades de trabalho. Com o avanço da vacinação e a retomada das atividades econômicas, profissionais dessas áreas têm sido ainda mais procurados.
A seguir, você pode conferir quais são as 19 profissões ligadas a marketing e tecnologia que tendem a se destacar em 2022, com salários que podem chegar a R$ 40 mil.
1. Desenvolvedor de software em AgroTechs
O desenvolvedor de software é responsável por coordenar e executar a programação de sistemas e programas que são essenciais na promissora área de tecnologia do agronegócio.
Salário: R$ 7 mil a R$ 15 mil
2. Coordenador de mídias e performance
É o profissional que coordena equipes, estratégias e orçamentos de campanhas para mídias digitais, com foco em conversão e vendas.
Salário: R$ 8 mil a R$ 12 mil
3. Especialista em SEO
O especialista em SEO é capaz de criar estratégias para posicionar sites nos primeiros lugares da busca do Google, com objetivo de aumentar a visibilidade e a autoridade de uma marca na internet.
Salário: R$ 7 mil a R$ 10 mil
4. Analista de Business Intelligence
O analista de Business Intelligence ou BI é o profissional responsável por coletar e analisar dados sobre o mercado e transformá-los em inteligência para as estratégias e decisões da empresa.
Salário: R$ 4 mil a R$ 11 mil
5. PMO/Gerente de projetos
O gerente de projetos ou PMO (Project Management Officer) lidera equipes e orçamentos em projetos estratégicos para as organizações, inclusive de campanhas online e transformação digital.
Salário: R$ 12 mil a R$ 20 mil
6. Analista de dados
O analista de dados é um profissional da área de Tecnologia da Informação que realiza a coleta e o tratamento de grandes bases de dados para auxiliar na tomada de decisões.
Salário: R$ 4,5 mil a R$ 12 mil
7. Analista de testes de software
O profissional de testes de software desenvolve ferramentas e soluções para identificar falhas nos programas e garantir a melhor experiência para o usuário.
Salário: R$ 4,5 mil a R$ 12 mil
8. Desenvolvedor/programador
Desenvolvedores e programadores são profissionais de TI responsáveis por criar e manter a estrutura de códigos que está por trás de softwares, sites, aplicativos e outros sistemas.
Salário: R$ 4,5 mil a R$ 13 mil
9. Gerente de Data & Analytics
O gerente de Data & Analytics coordena as atividades de engenharia, arquitetura e análise de dados, a fim de dar suporte para a tomada de decisões em diferentes áreas de negócios.
Salário: R$ 22 mil e R$ 35 mil
10. Gerente de engenharia de software
É o profissional que gerencia o desenvolvimento de softwares, com o desafio de criar as melhores soluções para a empresa e oferecer uma melhor experiência ao usuário.
Salário: R$ 20 mil a R$ 35 mil
11. Desenvolvedor Front-End
O desenvolvedor front-end é responsável pelo desenvolvimento dos códigos da interface de um site com o usuário, por meio de linguagens como HTML, CSS e JavaScript.
Salário: R$ 13 mil a R$ 17 mil
12. Desenvolvedor mobile
O desenvolvedor mobile faz a programação de aplicativos para dispositivos móveis, por meio de linguagens para diferentes sistemas operacionais, especialmente Android e iOS.
Salário: de R$ 6 mil a R$ 8 mil para nível júnior; R$ 9 mil a R$ 12 mil para nível pleno; R$ 12 mil a R$ 18 mil para nível sênior; até R$ 25 mil para especialistas
13. Consultor comercial
Um consultor comercial atua junto às equipes de marketing e vendas, a fim de captar clientes e desenvolver novos produtos e serviços alinhados às necessidades de mercado.
Salário: R$ 2,5 mil a R$ 8 mil
14. Gerente de contas
O gerente de contas é responsável por acompanhar a carteira de clientes de forma personalizada, com o objetivo de garantir a sua satisfação com a empresa.
Salário: R$ 3,5 mil a R$ 10 mil
15. Analista de marketing
O analista de marketing desenvolve campanhas para mídias online e offline, cria estratégias de comunicação da marca, acompanha os relatórios de desempenho e faz a intermediação com agências de marketing.
Salário: R$ 3 mil a R$ 9 mil
16. Analista de marketing digital
O analista de marketing digital desenvolve campanhas e cria conteúdos para mídias digitais, além de interagir com o público da marca nas redes sociais, blogs, emails e outros canais.
Salário: R$ 6 mil a R$12 mil
17. CMO (Chief Marketing Officer)
O CMO ou Chief Marketing Officer é o gerente da área de marketing de uma empresa, responsável por liderar a equipe na criação de estratégias eficientes para o mercado.
Salário: R$ 30 mil a R$ 40 mil
18. Product Marketing Manager
Product Marketing Manager é o gerente de Marketing de Produto — profissional que gerencia as estratégias de desenvolvimento, posicionamento, preço e comunicação de produtos.
Salário: R$ 15 mil a R$ 30 mil
Empreendedorismo digital
Vale a pena acrescentar à lista que o empreendedorismo digital também é uma das áreas mais promissoras para 2022. Empreendedores encontram cada vez mais oportunidades de negócios na internet, especialmente no comércio eletrônico e no mercado de afiliados.
A venda de infoprodutos, como ebooks e cursos online, tem atraído cada vez mais interessados. Por meio de programas de afiliados, é possível ganhar dinheiro divulgando links de venda de outros produtores ou criando seus próprios produtos digitais.
Portanto, o mercado de trabalho em marketing e tecnologia oferece diversas possibilidades de colocação, com remuneração acima da média e tendência de crescimento. As oportunidades estão aí — e é hora de aproveitar!