Equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Santo André foi acionada por morador do bairro
Uma jovem fêmea de veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) foi resgatada nesta segunda-feira (23.08) pela equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André.
Um munícipe do Parque Andreense fez contato por telefone informando, em primeiro lugar, que um veado estava sendo atacado por um cachorro na rua.
Na fuga, acima de tudo, foi parar dentro da casa dele.
O animal foi levado para atendimento veterinário no zoológico do Parque Estoril, em São Bernardo do Campo, parceiro da cidade nas operações de resgate,
Além disso, depois de medicado, foi solto nesta terça-feira (24.08) no Parque Andreense.
Segundo a encarregada de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santo André, responsável pelo resgate, Daniela Freire, a fêmea de veado foi imediatamente levada para o Parque Estoril, onde o veterinário Marcelo da Silva Gomes fez o atendimento e deixou o animal em observação.
“Como o animal ficou bem, resolvemos fazer a soltura na manhã desta terça no Parque Andreense, num local mais fechado, longe da Rodovia Índio Tibiriçá”, disse Daniela.
“A maioria dos casos de resgate de veado envolve atropelamento do animal e ele acaba perdendo a vida, pois são animais sensíveis. Realizar o resgate e soltura com sucesso dessa espécie faz nosso trabalho valer a pena”, completou a encarregada de Bem-Estar Animal de Santo André.
O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal já realizou neste ano 220 resgates de animais silvestres. No ano passado inteiro foram 200 resgates.
O telefone para solicitar resgate de animais silvestres é, em conclusão, o 4433-1958.