Vacinação contra a gripe é ampliada para pessoas a partir dos 6 meses de idade

In ABCD, Saúde On
Foto: Mauro Pedroso/PMD

Vacina está disponível, em primeiro lugar, nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema; ampliação do público alvo atende orientação do Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema reforça, portanto, que a vacinação contra Influenza/gripe foi ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade desde esta quinta-feira (02.05), de acordo com orientação do Ministério da Saúde (MS).

A campanha segue, da mesma forma, até 31 de maio.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Cristina da Silva Marins, explica que a medida busca prevenir complicações e hospitalizações. “A vacinação é muito importante para que as pessoas fiquem mais protegidas. Estamos em um período de aumento da circulação do vírus e, com a vacina, a probabilidade de hospitalizações e complicações diminui, assim como reduz a circulação do vírus”.

A dose está disponível em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h30 às 16h, sem necessidade de agendamento. Levar carteirinha de vacinação, um documento com foto e, se possível, o cartão SUS. Crianças e adolescentes com menos de 18 anos devem estar acompanhados de um dos pais ou responsável.

Carro da Vacina no sábado

Neste sábado (04.05), das 9h às 16h, a população poderá se vacinar no Carro da Vacina, que estará no Quarteirão da Saúde, onde ocorrerá o mutirão Lentes do Saber para avaliação oftalmológica de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal, que foram previamente convocados.

A vacina não causa gripe, pois é produzida com vírus inativados ou fragmentados. Entretanto, a proteção só está garantida em torno de 15 a 21 dias após a aplicação da dose, já que esse é o tempo para produção dos anticorpos. “Por isso, quanto antes a pessoa puder se vacinar, melhor”, alerta a coordenadora da Vigilância em Saúde.

A campanha

A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada neste ano e começou em 25 de março para o grupo prioritário, que possui mais riscos de complicações: idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com comorbidades, professores de ensino básico e superior, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, salvamento e Forças Armadas e, em conclusão, pessoas em situação de rua.

Serviço:

Ampliação da Campanha de Vacinação contra a Influenza/gripe
De 02 a 31 de maio de 2024, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h
Em todas as Unidades Básicas de Saúde. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.

Carro da Vacina
Dia 04 de maio, sábado, das 9h às 16h
Em frente ao Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga, 700, Centro.

 

You may also read!

Sono Tranquilo autua 19 estabelecimentos por poluição sonora em Santo André

Ação do Semasa e GCM ocorreu neste sábado, resultando também em recolha de veículos Agentes do Semasa (Serviço Municipal de

Read More...

Rio Grande da Serra prepara 7ª Cavalgada e Festa do Padroeiro São Sebastião

A Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra convida toda a comunidade para participar da 7ª Cavalgada e Festa

Read More...

Ribeirão Pires reforça conscientização sobre saúde mental

Campanha Janeiro Branco traz, portanto, rodas de conversa nas três unidades do CAPS da Estância A Prefeitura de Ribeirão Pires,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu