Vacina Covid-19 liberada para crianças de 3 e 4 anos sem comorbidades

In ABCD, Saúde On
Fotos: Igor Andrade/PMD

Mesmo com chuva, as UBSs de Diadema registraram boa movimentação no primeiro dia de oferta do imunizante

As irmãs Raysha e Hadassah Oliveira de Melo foram juntas à Unidade Básica de Saúde (UBS) São José para receber as primeiras doses de vacina contra a covid-19, já que a Prefeitura de Diadema deu início, nesta sexta-feira (30.09), à aplicação da Coronavac em crianças de 3 e 4 anos sem comorbidades.

Avó das meninas, Vilma Maria Tavares de Melo lembra que a família perdeu pessoas para a covid-19, então todo cuidado é pouco.

Hadassah concorda com a avó. “Tenho medo de tomar vacina, mas vou me acalmar para tomar e não pegar doença”, afirmou, em resumo, a pequena Hadassah.

Quem também não perdeu tempo foi Luana Barbosa Passos, que levou a filha Giulianna, de 4 anos, para tomar a dose de proteção.

“Ela estuda, então agora vou levá-la para a escola mais tranquila, sabendo que ela está com a dose em dia. Fico feliz, porque é para proteção dela”, disse, da mesma forma,

Já Rebeca Azevedo Damasceno compareceu com filho Rafael, de 4 anos.

“Ele veio tomar a primeira dose. Era o único em casa que faltava vacinar. Nós sabemos a importância de estar com as vacinas em dia, porque elas salvam vidas”, disse, por exemplo.

Fotos: Igor Andrade/PMD

Chamado aos pais e responsáveis

Cristiane Lopes de Souza, assessora técnica da Coordenação da Atenção Básica, destacou que a vacina está disponível em todas as UBSs e fez um chamado aos pais e responsáveis. “Pedimos que os pais ou responsáveis levem as crianças para tomar a vacina e fazer a atualização das doses de rotina. Nossas UBSs estão preparadas e a vacina é melhor forma de proteger os pequenos”.

Diadema estima vacinar 12.134 crianças na faixa etária de três a quatro anos. Desde o dia 20 de agosto, quando o município iniciou a imunização das crianças nessa faixa etária para as crianças com comorbidades, foram vacinadas 245 crianças.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que neste final de semana não haverá vacinação. Mas o atendimento será retomado na próxima segunda-feira (03 de outubro), a partir das 8h30, em todas as UBSs.

Parceria com a Educação

Para fazer a matrícula ou rematrícula na rede municipal de educação, os pais precisam apresentar um comprovante na escola atestando que as vacinas estão em dia. A unidade escolar entrega aos pais um documento que deve ser apresentado na UBS de referência junto com a caderneta de vacinação para que a equipe da sala de vacina faça a conferência do documento e verifique se a criança está com a Imunização em dia.

Nesta sexta-feira (30/09), a usuária Beatriz Alves dos Santos compareceu na sala de vacina da UBS São José com a documentação da filha para checar a situação vacinal e foi orientada a completar a dose pendente. “Acho importante essa ação. É a primeira vez que a escola me pede e foi bom porque já vi que minha filha precisa tomar uma vacina”.

Shirley Felix Cezario de Melo, Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, explica que a iniciativa é uma ação conjunta da Saúde e da Educação. “Essa ação tem objetivos bem claros: em primeiro lugar a proposta é proteger as crianças contra as doenças imunopreveníveis, mas também fazer uma intensificação da busca ativa das crianças e aumentar a cobertura vacinal”.

Mães, pais ou responsáveis acima de 18 anos poderão levar os pequenos em uma das UBSs do município. As Unidades funcionam por livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Confira o endereço das Unidades aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

You may also read!

Ribeirão Pires promove manhã de bem-estar com atividades de Reiki e Yoga

Evento gratuito no Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco reuniu cerca de 100 participantes mesmo com manhã chuvosa e

Read More...

Carnaval de São Paulo se consolida e movimento garante faturamento de R$ 4 bilhões para o Turismo

Balanço parcial da Federação de Hotéis e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) estima, em primeiro lugar, injeção

Read More...

GCM de São Bernardo embarga construção por movimentação irregular de terra no Montanhão após denúncia

Obra foi paralisada e responsável terá 48 horas para retirar entulho e aguardar, além disso, autorização da Secretaria de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu