Com uso de machine learning, os robôs podem executar tarefas que vão desde verificação de datas de vencimento até renegociação de dívidas
O período de férias de verão e feriados grandes como o Carnaval, normalmente, fazem com que as equipes trabalhem de forma reduzida em todas as empresas. Uma boa opção para diminuir este impacto no departamento financeiro, pode ser uso de chatbots. Especialista em soluções para intercâmbio de dados financeiros, a Accesstage (www.accesstage.com.br) desenvolve soluções que incorporam os chatbots para otimizar processos de cobrança e recebimento de valores para empresas de todos os portes.
Com uso de machine learning, os robôs podem executar tarefas que vão desde verificação de datas de vencimento, entregar lembretes, gerar boletos, aceitar pagamentos e até renegociação de dívidas de maneira ágil e prática via chat (muitas vezes integrados a redes sociais como Facebook Messenger) com os clientes. Bem aceitos pela sua agilidade e praticidade, uma pesquisa da Oracle divulgou que 80% das empresas planejam incorporar chatbots ao atendimento até 2020. Também até o próximo ano, o Gartner afirma que 85% das interações de serviços serão gerenciadas por robôs.
A acessibilidade e as respostas imediatas dos chatbots aproximam o desejo dos clientes por uma resolução quase em tempo real de seus problemas. Na área de contas a receber isso é extremamente válido, afinal, o serviço fica disponível 24 horas por dia, permitindo a otimização de pagamentos – seja em atraso ou dentro do vencimento.
Para as empresas de processamento de pagamento, os bots de pagamento reduzem o tempo necessário para aceitar, conciliar e lançar fundos, enquanto, para os consumidores, o processo de pagamento é mais rápido, simples e intuitivo.
“Agora, imagine tudo isso em épocas de equipe reduzida como são as férias de verão e temporada de festas de final de ano. O uso dos chatbots faz com que o impacto no negócio seja menor, uma vez que eles assumem uma boa parte do serviço que tomaria tempo da equipe que agora, pode dedicar essas horas para funções mais estratégicas e complexas. Sem dúvidas é um investimento importante”, defende Marcos Elias, Head de Inovação.
Avanços na IA conversacional e, no aprendizado de máquina, permitem que o bot alcance alto grau de satisfação de atendimento ao cliente. Como os clientes priorizam respostas rápidas às suas solicitações, isso permite suporte e serviços que, de outra forma, estariam disponíveis apenas em horário comercial. Com isso, os benefícios de seu uso estão relacionados às tarefas de gerenciamento de contas a receber.
Os chatbots de cobrança de dívidas são capazes de coletar informações fornecidas pelo inadimplente e entender as razões que levaram ao não pagamento, aumentando a possibilidade de conciliação. Clientes inadimplentes tendem a não querer falar sobre suas dívidas com outras pessoas e não respondem às mensagens ou chamadas de cobrança. Saber que está lidando com um robô faz com que ele se sinta menos pressionado.
Os robôs também permitem o acionamento automático de lembretes de pagamento e avisos de débito. Isso pode ser feito por intermédio de SMS, apps de mensagens, mensagens de voz, e-mails e notificações em um aplicativo específico.
Atender às expectativas de faturamento e pagamento é proporcionar uma experiência mais simples e amigável. Com o crescente uso de smartphones, aplicativos de mensagens e assistentes virtuais, os chatbots são uma opção natural para empresas que querem melhorar o relacionamento entre o setor de contas a receber e seus clientes, além de aumentar a conveniência e a capacidade de resposta na aceitação de pagamentos.
SOBRE A ACCESSTAGE (www.accesstage.com.br)
Especialista em soluções para intercâmbio de dados financeiros, a Accesstage é sinônimo de conectividade financeira e pioneira na utilização dos recursos da internet como impulsionadores de negócios. A empresa otimiza a gestão da cadeia financeira de seus clientes e garante integridade e segurança nas vendas, pagamentos e recebimentos para todos os envolvidos na cadeia – empresas, fornecedores, adquirentes, bandeiras e bancos.
Com uma base de mais de 120 mil empresas conectadas, a Accesstage é integradora de soluções e serviços para a gestão de pagamentos/recebimentos e transferência eletrônica de informações financeiras.
A Accesstage foi a primeira empresa do segmento a receber a certificação Payment Card Industry – Data Secutirty Standart (PCI-DSS), entregue pelo PCI Security Standarts Council, fórum global criado pelas bandeiras de cartão de crédito Visa, Mastercard e America Express, entre outras. A certificação PCI – DSS a consagra como uma das maiores e melhores representantes da indústria de cartões de crédito existentes no mercado.