Com apoio da Fundação do ABC, Universidade Municipal de São Caetano do Sul já vacinou centenas de profissionais da Saúde sem nenhum efeito colateral importante
A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) entrou na fase final de recrutamento para testes com a CoronaVac.
Ou seja, a vacina contra o novo coronavírus.
Portanto, profissionais da Saúde interessados em participar como voluntários podem se candidatar somente até 30 de setembro.
A pesquisa é, acima de tudo, fruto de convênio inédito entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech.
Ele prevê a produção e testes da vacina contra a Covid-19 – uma das mais promissoras em todo o mundo e que tem a USCS como um dos centros de pesquisa credenciados.
O estudo, além disso, encontra-se na fase final e prevê a testagem total de 9 mil profissionais da Saúde que trabalham no atendimento a pacientes com Covid-19.
Os voluntários devem ter mais de 18 anos e não podem ter sido infectados pelo novo coronavírus, tampouco participar de outros estudos.
“Já vacinamos centenas de voluntários e estamos na fase final do recrutamento. A adesão dos profissionais que atuam na assistência no ABCD tem sido muito boa e estamos confiantes de que atingiremos nossa meta para a adequada análise dos resultados”, diz o médico infectologista e professor da USCS, Dr. Fábio Leal, ao confirmar que não houve nenhum efeito colateral importante nos profissionais imunizados com a CoronaVac.
Interessados em participar como voluntários dos testes com a CoronaVac podem, na mesma linha, obter mais informações e se inscrever no site https://coronauscs.org.
APOIO DA FUABC
Desde meados de agosto, a USCS tem a parceria da Fundação do ABC para divulgação dos testes com a vacina.
A FUABC está entre as maiores empregadoras do País na área da Saúde, com 25 mil funcionários diretos – grande parte na linha de frente do combate à Covid-19.
A entidade foi escolhida pela USCS justamente pelo grande número de colaboradores que atuam na assistência e pelos diversos serviços de saúde que administra.
Hoje, por outro lado, está à frente de várias unidades públicas, entre as quais 16 hospitais, 4 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC e da Central de Convênios, que gerencia dezenas de unidades na Atenção Básica, rede de Urgência e Emergência, Saúde Mental, entre outras.
ACORDO INTERNACIONAL
Em 11 de junho, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science.
para testes clínicos e produção de vacina CoronaVac, em estágio avançado de desenvolvimento. O acordo prevê testagem em cerca de 9 mil voluntários no Brasil e fornecimento de doses até junho de 2021, caso a imunização se prove eficaz e segura.
Se a vacina for aprovada, Sinovac e Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia.
Ele permitirá produção em escala industrial e fornecimento gratuito à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A fase 1 (inicial), por exemplo, consistiu em testes preliminares realizados na China, em adultos, monitorados de perto para avaliar segurança.
A fase 2 (ampliada), também em território chinês, contou com 600 voluntários e testou a segurança de forma mais detalhada, assim como a resposta imune dos participantes.
Por fim, a fase 3 (final), certamente, é a atual.
Nela, a USCS participa como Centro de Pesquisa parceiro do Instituto Butantan para testagem de voluntários.
Isso, em conclusão, visa a verificar a segurança e a eficácia da vacina na proteção contra a doença.