Somente no local foram realizados 823 atendimentos e mais de mil testes contra a covid-19
A Unidade de Atendimento à Gripe, instalada no Clube Mané Garrincha, completou na quinta-feira (3) uma semana de funcionamento aos munícipes de Diadema. Inaugurada para desafogar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e reduzir as filas de espera de pacientes com sintomas respiratórios, o serviço vem cumprindo bem a sua missão. Desde o dia 27 de janeiro, a unidade já realizou 823 atendimentos e 1.090 testes, sendo 320 testes rápidos de antígeno (TRA), dos quais 132 deram resultado positivo para a Covid-19, e outros 770 testes RT-PCR, cujos resultados são processados em laboratório.
A secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, destaca que o equipamento, montado em menos de uma semana, tem cumprido seu papel de ofertar um acolhimento melhor, mais rápido e humanizado aos pacientes sintomáticos respiratórios. “Nos últimos dias não vemos mais as UBSs com filas de espera enormes ou relato de pacientes aguardando horas por atendimento. Foi para isso que montamos esse serviço e atingimos nosso objetivo. Mas podemos avançar ainda mais e contamos com a população para isso. Quem estiver com sintomas gripais compareça a Unidade de Atendimento à Gripe, cujo foco é exclusivo para esse atendimento. Tirando essa demanda das portas das UBSs, vamos conseguir retomar os agendamentos de rotina e ampliar o atendimento de outras demandas o quanto antes”.
Como é o atendimento no serviço
A Unidade de Atendimento à Gripe atende exclusivamente pacientes adultos acima de 16 anos que apresente suspeita de Covid-19 ou sintomas gripais leves (dor de garganta, coriza, tosse e dor no corpo).
Ao comparecer ao local, o paciente passa por triagem, com equipe da área de enfermagem, onde são avaliados os sinais vitais, como saturação, aferição de pressão e temperatura, depois é encaminhado para a testagem (respeitando os critérios previstos no Plano Municipal de Contingência) e, na sequência, encaminhado para consulta médica. Se necessário, o paciente recebe medicação no local e, em caso de agravamento, será feita transferência via ambulância para a referência hospitalar. Até agora foram realizadas sete remoções de pacientes para o Hospital Municipal de Diadema devido quadro clínico apresentando.
O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h. Diariamente o local conta com equipe médica, enfermagem e funcionários administrativos.
O Clube Mané Garrincha, onde o serviço está instalado, fica localizado na Rua Cariris, 195, no bairro do Piraporinha, próximo ao Terminal Metropolitano do Piraporinha (3 minutos a pé) e ao Hospital Municipal de Diadema (6 minutos a pé).
Os pacientes com sintomas moderados ou graves devem buscar atendimento nos Pronto Atendimentos (Paineiras e Eldorado), Pronto Socorro Central ou diretamente no Hospital Municipal de Diadema (HMD).
As crianças com sintomas gripais leves devem ser encaminhadas às 20 UBS. Veja lista aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.
Já aquelas crianças que apresentarem sintomas moderados ou graves devem ser conduzidas diretamente ao Pronto Socorro Central, onde tem atendimento pediátrico.
Pandemia não acabou
Apenas de uma recente queda de demanda de pessoas com sintomas gripais, a pandemia da covid-19 ainda é um risco, principalmente por conta da variante ômicron (considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma preocupação pelo fato de ser mais transmissível). Outra preocupação dos técnicos de saúde é em relação ao vírus H3N2, variante do vírus Influenza A, que também tem grande potencial de transmissão.
Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde, recomenda que a população continue se prevenindo e tomando todas as medidas de biossegurança. A prevenção das duas doenças é a mesma: fazer a utilização correta de máscara, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social e isolamento em casa quando o paciente tiver diagnóstico positivo.
É importante também garantir o quanto antes a imunização completa contra a Covid-19, para contribuir na redução da circulação do vírus, bem como as complicações que podem ocorrer naqueles que ainda não iniciaram ou não completaram o esquema vacinal, como complicações, internações e, em casos mais severos, óbitos. Neste sábado (5), o município realiza um Dia de Vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h30 às 16h, e no posto instalado no Shopping Praça da Moça, das 10h às 17h, para atingir pessoas que não conseguem comparecer durante a semana para tomar a vacina. Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/27586-sabado-5-todas-as-ubs-de-diadema-abrem-para-vacinacao-contra-a-covid-19.
Sobre a Campanha da Influenza de 2021, a mesma foi finalizada e o município utilizou todas as doses que foram distribuídas à cidade. Já em relação à Campanha de 2022, o município segue atento às orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo. Vale reforçar que o Instituto Butantan divulgou recentemente que a nova versão da vacina da influenza, composta pelos vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B, já está sendo produzida pelo Butantan em suas fábricas.
Serviço:
Unidade de Atendimento à Gripe
Horário: 7h às 21h
Atendimento: de segunda a sexta-feira
Local: Clube Municipal Mané Garrincha
Endereço: Rua dos Cariris, 195, Piraporinha
Será necessária a apresentação do documento pessoal com foto e CPF para passar em atendimento.
Texto: Tatiana Ferreira/PMD