O partido União Brasil de São Bernardo, presidido por José Luiz Gavinelli, entrou com ação na Justiça.
Trata-se de medida “contra uma campanha ilegal de telemarketing que está sendo conduzida pelo município”, destaca, acima de tudo, na petição.
A ação foi movida no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), representada contra números telefônicos sem identificação dos autores,
Segundo a ação, os mesmos “se utilizaram da prática de não buscar colher informações, mas fazer uso de telemarketing para tentar repassar ao eleitorado conteúdo eleitoral de caráter claramente negativo contra Orlando Morando, prefeito de São Bernardo, e Flávia Morando, pré-candidata ao cargo nas eleições de 2024, visando, assim, a gerar desequilíbrio nas eleições”.
“Como se passa a demonstrar, a conduta impugnada viola uma série de disposições da Resolução TSE nº 23.610/2019, razão pela qual a identificação e a condenação dos responsáveis são medidas que se impõem”, assinala, em resumo, a petição.
A ação (Número: 0600022-74.2024.6.26.0409) foi registrada na 409ª Zona Eleitoral de São Bernardo.
O União Brasil de São Bernardo destaca, da mesma forma, que busca garantir que tais práticas sejam imediatamente interrompidas.
E ressalta estar “preservando assim a integridade do processo eleitoral, além de lamentar práticas como esta em meio ao início de período pré-eleitoral”.