Ucrânia é convidada de honra da Feira Literária de Ribeirão Pires 2023

In ABCD, Cultura On
- Updated

País natal de Clarice Lispector, escritora homenageada, contará, portanto, com tenda, mesa de bate-papo com convidados e lançamentos de obras ucranianas

A FLIRP 2023 – Feira Literária de Ribeirão Pires, marcada para 28 e 29 de outubro, conta neste ano, em primeiro lugar, com a participação de convidado de honra: a Ucrânia.

O país natal da escritora homenageada da edição, Clarice Lispector, traz à Estância Turística ribeirão-pirense, acima de tudo, mesa de bate-papo com convidados e lançamentos de obras ucranianas no Brasil.

Dedicada à terra natal da romancista, a mesa apresentará aos visitantes, por exemplo, um panorama histórico e cultural da Ucrânia.

Vai abordar questões sociais, dramas e desafios que fizeram o país ser tão estratégico e disputado no mapa geopolítico global.

Coordenando a atividade, a professora Svtlana Krivoruchko (Ucrânia) e o professor Emílio Gaudeda (UFPR) põem em destaque, ao lado de Vitório Sorotiuk, a ligação entre literatura e sociedade ucraniana.

Svitlana Krivoruchko

Reunindo nomes como Svitlana Krivoruchko, Emílio Gaudeda e Vitório Sorotiuk, a mesa acontecerá no dia 28, às 10h, no Palco Clarice.

Títulos inéditos

No evento, também serão lançados títulos ucranianos inéditos no Brasil.

Entre eles, ‘História da Ucrânia’ (Orest Subtelny) e ‘Roksolana’ (Ossep Nazaruk).

Este último livro fala sobre a vida e a influência de Roksolana, mulher ucraniana que se tornou a esposa do sultão otomano Suleiman, o Magnífico.

Com um papel político importante, Roksolana influenciou as decisões do sultão e apoiou causas dos cristãos e dos ucranianos no Império Otomano.

É lembrada como uma das mulheres mais poderosas e fascinantes da história.

O país contará com tenda da Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB), com o apoio da Prefeitura de Prudentópolis (PR).

No espaço, serão vendidos e distribuídos livros, produtos de artesanato típicos, como as famosas pêssankas ucranianas.

Além disso, haverá informativos sobre o país e a comunidade ucraniana no Brasil.

A tenda também será um ponto de apoio para arrecadação de fundos à Ucrânia, em estado de guerra com a Rússia desde 2022.

“Nós agradecemos a Ribeirão Pires pela bela iniciativa que é a FLIRP, e também por abrir espaço para a comunidade ucraniana no evento com os lançamentos dos livros traduzidos e pelo foco privilegiado que o país está tendo na Feira, principalmente neste momento que a Ucrânia enfrenta. É muito importante colocarmos em pauta a história dessa sociedade, e a ligação que Clarice e sua família tiveram com a Ucrânia”, comenta, em conclusão, o presidente  da Representação Central Ucraniano Brasileira (RCUB), Dr. Vitorio Sorotiuk.

A FLIRP 2023 acontecerá em 28 e 29 de outubro, das 9h às 19h.

Será nas ruas Felipe Sabbag, Domingos Morgado, Leonardo Meca e no Paço Municipal de Ribeirão Pires.

Com entrada franca, conta com mais de 30 editoras confirmadas.

Da mesma forma, terá painéis de palestras e bate-papos, lançamentos de livros e intervenções culturais.

You may also read!

Consórcio ABC tem assembleia em Brasília e inaugura sala para reforçar proximidade com Três Poderes

Filial da entidade regional foi apresentada, em primeiro lugar, nesta terça-feira (15.07) após reunião mensal dos prefeitos O Consórcio Intermunicipal

Read More...

Mais de 400 artistas prometem transformar Festival de Inverno de Paranapiacaba em verdadeiro show a partir deste sábado

Dois últimos finais da semana de julho terão, em primeiro lugar, atrações de música, teatro, cinema, contação de histórias

Read More...

Trecho da Avenida Rosa Kasinski recuperado pela Prefeitura de Mauá

A obra concluída nesta terça-feira (15.07) consertou a caixa de águas pluviais que estava danificada A Secretaria de Serviços Urbanos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu