Ubiratan Figueiredo mantém luta pela proibição de fogos com estampido

In Canto do Joca On
- Updated

Autor da lei de incentivo à utilização de fogos de artifício silenciosos em São Caetano, o vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PSD) segue na luta para proibir fogos de artifícios com estampido.

O parlamentar destaca, em primeiro lugar, que projeto na Câmara visa a sanar os barulhos causados por eventos desta natureza que causam traumas irreversíveis aos animais.

Os problemas, acima de tudo, afetam cães e gatos, que têm audição mais aguçada que a dos humanos e, consequentemente, são mais sensíveis ao barulho.

A proposta não visa somente a proteção e o bem-estar dos animais, mas também da população no geral, especialmente os idosos, acamados, bebês e crianças com autismo.

Alternativas

“Estamos buscando alternativas de valorizar a proteção de forma ética, tratar dos reais problemas e não acabar com festas, pois o projeto proíbe os conhecidos ‘rojões’ que causam explosões, garantindo a segurança dos animais e de todos os que sofrem com a causa”, explicou o parlamentar.

Na cidade de São Paulo, desde maio de 2018, a proibição da queima de fogos de artifício com estampidos é lei, e foi sancionada pelo então prefeito, Bruno Covas.

Também foi proibida a fabricação e uso de quaisquer artefatos pirotécnicos com efeito sonoro ruidoso, com pena de multa.

A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal assentou que “a disciplina do meio ambiente está abrangida no conceito de interesse local e que a proteção do meio ambiente e da saúde integram a competência legislativa suplementar dos Municípios.

A Lei Municipal 16.897/2018, ao proibir o uso de fogos de artifício de efeito sonoro ruidoso no Município de São Paulo, promoveu um padrão mais elevado de proteção à saúde e ao meio ambiente.”

Ubiratan espera que, “assim como a capital paulista, São Caetano faça valer a segurança e a saúde dos que sofrem com este tipo de transtorno. Os fogos com efeitos visuais, sem estampido, possuem sua beleza e promovem um lindo e colorido espetáculo sem afetar a população”.

You may also read!

Saiba quem é o estilista que levou Diadema ao Baile da Vogue

Após celebrar os 50 anos da revista, look em homenagem a Clodovil Hernandes estará exposto no Teatro Clara Nunes

Read More...

Prefeitura de Diadema aplica mais de 2,4 mil doses de vacinas em mutirão

Ação aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e priorizou a imunização contra a dengue em

Read More...

Ribeirão Pires tem primeira reunião do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Proteção Integral

O encontro também contou com a presença dos membros do CONVIVA-SP, da Secretaria de Educação do Estado de São

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu