Inaugurada no final de maio, a Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal) de São Caetano do Sul é a responsável pela triagem e encaminhamento dos pets tanto para os serviços de atenção primária, como média e alta complexidade, que são realizados no Hospital Veterinário Universitário Municipal.
Juntos, os dois equipamentos atenderam, em primeiro lugar, 852 pets em apenas 10 dias.
O município é, acima de tudo, o primeiro do País a ter sistema completo de assistência médico-veterinária.
“Temos visto o quanto São Caetano está evoluindo na saúde animal. Em poucos dias de atendimento pudemos verificar o quanto os moradores precisavam de um espaço para acolher e atender seus pets. Os números crescem a cada dia e com isso vamos aprimorando o sistema de atendimentos, sempre buscando a forma humanizada, acolhedora e qualificada para atender os bichinhos e seus tutores”, destaca, em resumo, a subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa.
Porta de entrada
A Ubasa é a porta de entrada para o sistema de atendimento dos pets.
O morador deve ligar para 4223-5455 a fim de que seja feita uma primeira triagem e seja informado para onde deverá levar seu pet.
Casos de baixa complexidade são atendidos na Ubasa (curativos, consultas e aplicação de medicações).
Mas, casos de média e alta complexidades são encaminhados ao Hospital Veterinário, assim como as emergências, que não necessitam de agendamento.
Números
Nos primeiros dias foram realizados 503 atendimentos em clínica geral, 133 exames laboratoriais, 56 ultrassonografias, 36 exames de raio x, 12 cirurgias de média e alta complexidade e 112 pequenos procedimentos.
“Ainda existe um longo caminho a ser percorrido na saúde animal, mas São Caetano já mostra é exemplo. A quantidade de atendimentos de urgência que recebemos foi surpreendente, nos preparamos para todos os casos, mas esses realmente mostraram a necessidade de um local de pronto atendimento aos pets”, comenta, por exemplo, Renato Gonçalves, diretor do Hospital Veterinário.
Renato se refere a cirurgias complexas realizadas nos últimos dias, como colecistectomia (cirurgia do intestino), corpo estranho gastroduodenal, além de cirurgias oncológicas como hemangiosarcoma.
Em agosto de 2022, o município lançou, da mesmaforma, o conjunto de políticas públicas do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal.
Foi criada a Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal e do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal.
Houve ainda, além disso, a inclusão de médicos veterinários no Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família); a ampliação do programa de castração; o canal de denúncias contra maus-tratos, o RG Animal com medalha QR Code para a localização de pets perdidos, o Hospital Veterinário Universitário (parceria com a USCS) e a Ubasa.
Para ser atendido na Ubasa ou no Hospital Veterinário, o munícipe deverá, em suma, ter o Cartão São Caetano e o RG Animal (https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/servico/27).
O RG Animal é fornecido, por exemplo, aos tutores de cães e gatos.
Os pets não convencionais e animais de grande porte não necessitam do RG Animal, mas devem entrar em contato com a Ubasa para que seja feita a primeira triagem antes do encaminhamento ao Hospital Veterinário.