TSE decreta perda de mandato de Marcelo Lima por infidelidade

In ABCD, Canto do Joca, Política On
Marcelo Lima
Por 5 votos a 2, o plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu pela perda do mandato do deputado federal Marcelo Lima (PSB) por infidelidade partidária.
A decisão deu-se, em primeiro lugar, em sessão já na noite desta terça-feira (07.11).
Nas redes sociais, o ex-deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho de Força, do Solidareidade, comemorou seu retorno à Câmara Federal.
Ele ficara como primeiro suplente, mas esse decisão ainda cabe ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), que fará a recontagem dos votos.
Marcelo havia sido eleito deputado federal em 2022 pelo Solidariedade. Teve 110.430 votos, mas mudou de sigla em maio deste ano, filiando-se ao PSB.
Questionado à época, Marcel alegou que o Solidariedade não atingira a cláusula de barreira naquele pleito 2022 e disse ter anuência do diretório municipal para deixar a sigla sem perder o mandato.
Mas, o Solidariedade ingressou com ação no TSE com a alegação de que a incorporação do Pros sanou a falha da cláusula de barreira e a liberação do diretório municipal foi feita pelo próprio Marcelo Lima, o que feriu o estatuto do Solidariedade, que diz que esse tipo de aval precisa ter chancela do diretório nacional.

Os votos

Os ministros André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques haviam votado pela cassação.
Na sequência, o ministro Kassio Nunes Marques pediu vistas, e o processo só foi retomado nesta terça-feira.
Nunes Marques votou contra a cassação e foi acompanhado pelo ministro Raul Araújo.
Já a ministra Cármen Lúcia votou pela tese de Solidariedade e acompanhou o relator, a favor da perda do mandato de Marcelo.
Da mesma forma, Benedito Gonçalves e Alexandre de Moraes votaram pela cassação.
Agora, o TSE comunica a Mesa Diretora da Câmara, que terá de oficializar a saída de Marcelo Lima e dar posse a Paulinho da Força. Marcelo tem a possibilidade de entrar com recurso no STF (Supremo Tribunal Federal), mas fora do cargo. E é muito difícil uma revisão.
Pela decisão do TSE, o TRE-SP deverá promover a retotalização de votos e definir qual dos suplentes vai herdar a cadeira deixada por Marcelo Lima.

You may also read!

Consórcio ABC tem assembleia em Brasília e inaugura sala para reforçar proximidade com Três Poderes

Filial da entidade regional foi apresentada, em primeiro lugar, nesta terça-feira (15.07) após reunião mensal dos prefeitos O Consórcio Intermunicipal

Read More...

Mais de 400 artistas prometem transformar Festival de Inverno de Paranapiacaba em verdadeiro show a partir deste sábado

Dois últimos finais da semana de julho terão, em primeiro lugar, atrações de música, teatro, cinema, contação de histórias

Read More...

Trecho da Avenida Rosa Kasinski recuperado pela Prefeitura de Mauá

A obra concluída nesta terça-feira (15.07) consertou a caixa de águas pluviais que estava danificada A Secretaria de Serviços Urbanos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu