Com exposição de artista com TEA, coral de libras e dança de pessoas com deficiência visual, evento confirma que a arte também pode combater o preconceito
Para celebrar os dias mundiais da Paralisia Cerebral (06.10), da Saúde Mental (10.10) e da Pessoa com Deficiência Física (11.10), a Prefeitura de Diadema realiza na sexta (06.10), às 19h, o evento TransformARTE.
O encontro, que acontece no Centro Cultural Diadema (Rua Graciosa, número 300 – Centro), tem ampla programação e prevê, entre outras atrações, exposição de artista com TEA (Transtorno do Espectro Autista), espetáculo de dança, apresentação circense e coral de libras, com a presença de diversos talentos das oficinas de arte organizadas pela Secretaria de Cultura.
A noite terá início no Teatro Clara Nunes, que fica no Centro Cultural, com o acolhimento do público sendo feito pelo Circo Escola e as arte-educadores Verônica Tápia e Cris Alves, que vão apresentar o espetáculo ‘Acolher significa ressignificar, por meio de cores, ritmos e circo’.
Na sequência, mas no Espaço Cândido Portinari (no mesmo centro cultural), haverá a abertura da exposição ‘Um Menino e Seu Universo de Belas Arquiteturas’, de Eduardo da Silva Ferreira, o Dudu, artista albino, com baixa visão (tem 10% da visão preservada) e diagnosticado como dentro do espectro autista.
A mostra, que ficará disponível para visitação até 15.10, reúne desenhos sobre um dos principais interesses do pequeno artista, a arquitetura de prédios históricos, como o Museu do Ipiranga e a Santa Casa de São Paulo.
O público que comparecer também será presenteado com o coral de libras Arte em Libras. Os cerca de 50 alunos que fazem parte do grupo vão apresentar a música ‘Abecedário Xuxa’.
Outra atração muito esperada são as oficinas de dança para pessoas com deficiência visual, resultado do trabalho desenvolvido na Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, espaço mantido pela Prefeitura de Diadema e que dispõe de equipamentos para inclusão de pessoas com deficiência.
A noite será encerrada com a apresentação especial da Cia. Dual de Dança, que vai apresentar o espetáculo ‘Duo Para Dois Perdidos’, interpretado por Ivan Bernardelli e Hélio Feitosa. A obra, baseada no famoso texto teatral ‘Dois Perdidos Numa Noite Suja’, propõe uma discussão sobre a relação de dois mundos corporais, em choque e diálogo a partir de suas singularidades.
*Acompanhe abaixo a programação do TransformARTE*
• Acolhimento com o Circo Escola (performance circense com a arte educadora Verônica Tápia e Cris Alves). “Acolher significa ressignificar, por meio de cores, ritmos e circo”.
• No espaço Cândido Portinari – Abertura da Exposição do artista Eduardo da Silva Ferreira, o Dudu.
• Coral Libras: Arte em Libras – Apresentação da música “Abecedário da Xuxa”, com aproximadamente 50 alunos.
• Oficinas de dança para pessoas com deficiência visual.
• Palhaço Juan (oficinando do Circo Escola).
• Oficina de Aprofundamento do CCD (professores Ana Botosso e Leonardo Carvajal), com participação da aluna Samara Del Monte.
• Oficinanda do Circo Escola de Diadema.
• Grupo de Teatro do Oprimido “Fora da Cápsula” – Apresentação teatral do grupo CAPS II Sul/Oeste de Diadema, formado por usuários do serviço e por profissionais, que estudam e praticam Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. O processo tem como objetivo representar as opressões direcionadas aos usuários da saúde mental e a busca pela inclusão.
• Espetáculo de Dança “Duo para dois perdidos”, com a Cia. Dual – Baseado no universo do texto teatral “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, de Plínio Marcos.
Fotos: Dino Santos/PMD