Trabalhos do Núcleo de Obesidade de Santo André premiados em congresso nacional de nutrição

In ABCD, Saúde On
- Updated
Foto: Alex Cavanha/PMSA

Dois trabalhos da Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade da rede de saúde de Santo André foram selecionados para o 27° Congresso Brasileiro de Nutrição na 5ª Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUS, evento que já se consolidou como um dos maiores da área na América Latina. O encontro ocorreu no Centro Cultural Ruth Cardoso, em Maceió, Alagoas, de 4 a 7 de outubro.

Os trabalhos andreenses selecionados têm como autoras principais a doutora em endocrinologia Maria Carolina Pestana de Andrade do Nascimento, médica do Núcleo de Obesidade (NO), e Juliana Parreira Vasconcellos Sciorilli, nutricionista do NO. Com os títulos “Núcleo de Obesidade: a desconstrução do estigma da obesidade na linha de cuidado do indivíduo com sobrepeso e obesidade no município de Santo André” e “Qualificação de profissionais de saúde em promoção da alimentação adequada e saudável e práticas de atividades físicas para fortalecer a linha de cuidado do sobrepeso e obesidade”, os trabalhos foram muito bem avaliados na mostra.

“Por meio da implantação do Núcleo de Obesidade, o cuidado ao paciente com obesidade deixou de ser fragmentado e passou a ser mais qualificado, realizado por equipe multiprofissional, seguindo as normas do Ministério da Saúde, levando em conta os valores e preferências dos pacientes e os serviços adaptados às necessidade e expectativas individuais, adotando estratégias de enfrentamento eficazes para desconstruir o estigma da obesidade, evitando assim frustrações e preconceitos”, destaca Maria Carolina.

No total, 1,4 mil pacientes já foram triados por meio do Índice de Massa Corporal (IMC) e comorbidades via Regulação Municipal e enviados ao Núcleo de Obesidade. Além disso, protocolos assistenciais e de acesso foram implantados. Em 2021, foram realizadas 19 oficinas aos profissionais da saúde em parceria com a Comissão Intergestora Regional do ABC e a Faculdade de Saúde Pública da USP para formação de facilitadores na prevenção e cuidado em sobrepeso e obesidade.

“A distinção de nosso serviço tem sido alcançada pelo fortalecimento de ações de educação permanente em saúde para profissionais e gestores, incluindo estratégias de autocuidado apoiado e outras ferramentas para promover qualificação da assistência e adesão ao tratamento dos usuários do SUS, assim como a consolidação da estrutura física dos estabelecimentos de saúde, organização de processos de trabalho e disponibilidade de equipamentos na rede de atenção à saúde, para o cuidado dos indivíduos com sobrepeso e obesidade”, cita a nutricionista Juliana.

Além do Núcleo de Obesidade, Santo André conta com outros programas municipais que colaboram com a prevenção do sobrepeso e obesidade, como o Merenda Legal e o Moeda Verde, além de encontros culturais e de lazer ofertados para a população.

O médico endocrinologista do Núcleo de Obesidade, Antonio Carlos do Nascimento, explica que entre os principais fatores que promovem a obesidade estão os alimentos ultraprocessados que são capazes de modificar nossos centros cerebrais responsáveis pela ingestão calórica. “Portanto, abordar e orientar o universo nutricional de nossa população é um de nossos principais pilares, intencionando impedir o estabelecimento desta doença em quem não a possui ou sua piora naqueles com sobrepeso ou obesidade”.

“Ter esses dois trabalhos do nosso Núcleo de Obesidade nesse importante evento de saúde nacional é um reconhecimento ao nosso trabalho e demonstra a seriedade e organização com que estamos tratando esse tema. Seguimos qualificando nossa rede e cuidando dos pacientes de forma integrada e humanizada”, comenta o diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu